Viana - A Miss Angola Internacional, Teresa Sara, inteirou-se nesta sexta-feira, no município de Viana, em Luanda, do funcionamento do Centro Comunitário para os Refugiados.
Ao intervir durante a visita, a Miss Teresa Sara referiu que pretende colaborar para divulgar as acções desenvolvidas pela comunidade.
Neste sentido, destacou a formação profisional como a chave para o emponderamento.
Esta é a sua primeira visita ao Centro Comunitário para os Refugiados que tem o apoio da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), da ong Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) e das igrejas Católica e Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA).
O centro promove cursos de pastelaria, informática, costura, pedagogia, cabeleireiro e de pedicure para potenciar as pessoas, de modo a terem um rendimento para às suas famílias.
Na ocasião, o coordenador do centro comunitário, Jean Mahamba, disse que estão registados três mil e 730 refugiados, na sua maioria das repúblicas Democrática do Congo, Rwanda e Burundi.
O Centro Comunitário de Refugiados existe desde 1997.
Dados do ACNUR indicam que Angola acolhe cerca de 56 mil refugiados e solicitantes de asilo registados, sendo que a maioria, aproximadamente 38.500, vive em Luanda.
A miss Angola internacional Teresa Sara é natural da província do Zaire e tem uma conexão com a causa dos refugiados, pois a sua avó foi refugiada na República Democrática do Congo (RDC). HDC/OHA