Luanda - O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) reiterou, esta segunda-feira, o compromisso da promoção de uma imprensa independente, pluralista e livre, pressuposto essencial para a consolidação da democracia em Angola.
Em mensagem em alusão aos 30 anos de existência do SJA, o MINTTICS avança ainda o seu comprometimento em continuar a trabalhar com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e outros actores da sociedade na dignificação da classe Jornalística e a sua unidade.
O departamento ministerial reconhece que, apesar do país ter registado melhorias notáveis e reconhecida por várias organizações nacionais e internacionais, persistem casos de intimidação a jornalistas.
O MINTTICS adianta que a aposta na formação deve ser um caminho a seguir para a melhoria da qualidade do jornalismo que se faz em Angola, e apela a todos os profissionais a aproveitar a data para reflectir sobre as experiências de jornalistas e de outros profissionais dos meios de comunicação social.
Fundado em 1992, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos é uma associação profissional apolítico, apartidário, sem fins lucrativos e de defesa dos empregos e da liberdade de expressão dos seus associados.
Ao longo de 30 anos de existência tem sido um parceiro do Executivo na resolução de diversos assuntos que inquietam a classe.