Luanda - O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) apresentou esta sexta-feira, em Luanda, a proposta de Estratégia da Comunicação Institucional do Executivo.
O documento foi apresentado pelo Secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, durante o Encontro Alargado Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo, que decorre desde hoje.
A estratégia visa aproximar o Executivo ao cidadão, tornar os conteúdos de informação mais simples e melhorar a imagem da marca de Angola no exterior do país.
Na ocasião, Nuno Caldas apelou às embaixadas e aos adidos de imprensa para trabalharem mais, de modo a influenciar a imprensa estrangeira a conhecer melhor o país.
Frisou que actualmente o ecossistema de comunicação está além dos meios tradicionais, devendo explorar mais os alternativos, sobretudo, a comunicação digital.
Para a eficácia e alcance de melhores resultados, disse, o Executivo deve apresentar um conjunto de tarefas e acções práticas, alinhadas a todas as áreas do ecossistema da comunicação do Estado.
Quanto a isso, referiu que as acções e execuções governamentais devem ser bem explicadas, no sentido de melhor se perceber, bem como para desfazer equívocos, atenuar, tensões e ruídos.
Por sua vez, o director nacional de Informação e Comunicação Institucional, João Demba, fez uma abordagem geral sobre os temas "Organização e Funcionamento dos GCII/GTC e o ecossistema da comunicação institucional do Executivo", "O plano de actividades, acção e modelo".
Neste quadro, o director apresentou bases técnicas para a construção de uma comunicação institucional, tendo em conta as novas tecnologias, os tipos de linguagens a utilizar e público-alvo.
Participam no Encontro Alargado Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo, que termina sábado, representantes dos órgãos de comunicação social, gabinete de comunicação institucional dos governos províncias, departamentos ministeriais e missões diplomáticas.
“A Estratégia de Comunicação Institucional do Executivo 2023-2027”, “Organização, Fluxograma e Funcionamento do Ecossistema da Comunicação Institucional”, “Logomarca do Governo e Símbolos Nacionais”, “Publicidade Institucional”, “Técnica de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com os Medias”, preenchem o programa do evento.
O programa inscreve ainda a análise dos temas, “A Cibersegurança”, “Medias digitais e Redes Sociais”, “Fake News vs Desinformação: Medidas de combate e mitigação”, “comunicação de crise”, entre outros. LIN/ART