Huambo – O programa de reestruturação, modernização e os desafios das empresas públicas constituem o foco das abordagens do II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação social, que inicia sexta-feira, no Huambo.
Uma nota de imprensa do Departamento Ministerial refere que o evento, a decorrer sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”, decorrerá no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), nos arredores da cidade do Huambo, sob orientação do titular da pasta, Mário Augusto da Silva Oliveira.
A agenda da actividade reserva para sexta-feira (08) abordagens de temáticas específicas e uma Aula Magna alicerçada ao lema do II Conselho Consultivo, a ser proferida pelo especialista em estratégia, política e assessoria de imagem, João Pedro.
Para o segundo e último dia (sábado) prevê-se, entre outras sessões, a abordagem em torno do programa de reestruturação, modernização e os desafios das empresas públicas.
Seguidamente, lê-se, decorrerá a realização de reuniões temáticas com os directores dos gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e da Comunicação Social dos governos provinciais, com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior, com os directores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, bem como com os responsáveis dos Registos e Modernização da Administração local.
Para esta quinta-feira, está prevista a realização de visitas aos centros Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e Cultural “Manuel Rui Monteiro”, ambos inaugurados a 12 de Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, à semelhança do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) palco do II Conselho Consultivo do MINTTICS.
Prevê-se, igualmente, para hoje uma visita as obras do futuro Estádio Municipal do Huambo, em construção no bairro das Cacilhas, arredores da cidade capital desta província do Planalto Central de Angola.
O encontro vai contar com a presença dos secretários de Estado do MINTTICS, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, conselhos de Administração das empresas públicas, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa, responsáveis dos gabinetes provinciais da Comunicação Social e parceiros.
Recorde-se que o primeiro Conselho Consultivo decorreu em Agosto de 2021 em Luanda, capital do país.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, abreviadamente “MINTTICS”, é o Departamento Ministerial Auxiliar do Titular do Poder Executivo, que tem por missão propor a formulação, a condução, a execução e controlo da política nos domínios das telecomunicações, das tecnologias de informação dos serviços postais, da meteorologia e geofísica, da comunicação social, da publicidade, orientada para a conexão interna e externa do país.
Inclui a estruturação das linhas gerais, as normas e os padrões da comunicação institucional a executar pelos diferentes Departamentos Ministeriais, com o apoio sempre que necessário do MINTTICS. ALH