Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MINSA lamenta morte do terapeuta Avó Kitoko

     Sociedade              
  • Luanda • Segunda, 12 Setembro de 2022 | 20h49
Presidente do Conselho Executivo Nacional da Câmara dos Terapeutas de Angola, Kitoko Maiavangua
Presidente do Conselho Executivo Nacional da Câmara dos Terapeutas de Angola, Kitoko Maiavangua
Rosário dos Santos

Luanda – A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apontou, esta segunda-feira, o terapeuta tradicional Kitoko Maiavangua “Avó Kitoko”  como uma figura “incontornável” e impulsionador na formação de jovens terapeutas em Angola.

Em mensagem de condolências a que a ANGOP teve acesso, a governante angolana reconhece no malogrado como pioneiro na expansão e divulgação da medicina tradicional, cujo contributo fica marcado na elaboração da Política da Medicina Tradicional e em todas as fases da identificação e cadastramento dos mais de dois mil  terapeutas nacionais e estrangeiros.

Sílvia Lutucuta considera, igualmente, Avó Kitoko  como incansável parceiro do Ministério da Saúde (MINSA).

“Papa Kitoko muito contribuiu no tratamento dos doentes mentais e, muitas vezes, foi mediador intercessor para o reconhecimento e desenvolvimento desta medicina, um verdadeiro patriota, conhecedor do património tradicional e do seu poder”, lê-se na mensagem. 

Na sua mensagem, a ministra aponta o malogrado com intérprete terapeuta tradicional que levou a terapia tradicional além-fronteiras, deixando um legado inestimável.

Presidente Executivo da Câmara Nacional, do Fórum da Medicina Tradicional de Angola e Patrono da Fundação Kitoko, Avó Kitoko  morreu, no domingo, em Luanda, vítima de acidente de viação.

Kitoko Mayavangua notabilizou-se em acções filantrópicas, no país, com realce em Luanda onde se dedicou, na última década, em projectos de “tapa buracos” e de recuperação de indivíduos com transtornos mentais.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Banga reduz tempo de emissão de BI de 30 para sete dias

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 09h26

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+