Saurimo – O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) procedeu hoje, na cidade de Saurimo (Lunda-Sul), recolha de contribuições para o enriquecimento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude.
No encontro, foram apresentadas sugestões para o Plano Estratégico Desenvolvimento Integral da Juventude 2023/2024.
Na abertura, o secretário de Estado para a Juventude, Francisco Boaventura Chitapa, disse ser um instrumento que vai salvaguardar e defender as aspirações dos jovens angolanos, daí ser necessário a contribuição dos jovens com as suas ideias e opiniões para o engrandecimento do projecto.
Governo, sublinhou, não quer um plano que sirva apenas o ministério de tutela, mas sim, elaborar um projecto que atende os anseios da juventude.
Explicou que o plano visa dar sequência às acções destinadas ao desenvolvimento integral da juventude, tendo sempre em conta a mobilização para a adopção de políticas que garantem o bem-estar desta franja da sociedade.
Francisco Chitapa fez menção a necessidade do envolvimento dos jovens nos objectivos da democracia participativa e social.
Participaram no encontro, jovens de diferentes extractos sociais dos quatro municípios da Lunda-Sul, como responsáveis de associações juvenis, académicos, órgãos de defesa e segurança e população em geral.
No encontro foram apresentadas sugestões para o Plano Estratégico Desenvolvimento Integral da Juventude 2023/24, bem como a recolha de contribuições dos participantes para o enriquecimento do projecto.QB/JW/AC