Talatona – Angola vai criar, este ano, uma Bolsa Nacional de Formadores em Gestão e Liderança Juvenil, para desenvolver o associativismo nas 18 províncias do país, anunciou quinta-feira, em Luanda, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.
O governante falava durante a abertura da primeira edição do Curso de Formação de Formadores em Liderança Associativa, numa cerimónia decorrida, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, na Centralidade do Kilamba.
Referiu que se pretende, com essa acção, expandir o conhecimento aos líderes juvenis, fornecendo-lhes as habilidades necessárias para dirigir as suas organizações e promover o desenvolvimento do associativismo no país.
Sendo a juventude a maior franja populacional, disse, deve-se continuar a projectar políticas mais assertivas para a sua inserção na vida activa.
Explicou que, por via do seu Ministério, o Governo angolano vai continuar a criar as condições objectivas para garantir a participação efectiva dos jovens nos processos de tomada de decisão.
O objectivo é assegurar aos jovens o exercício de uma plena cidadania e o aumento da sua capacidade de intervenção nos mais variados domínios da vida em sociedade, acrescentou.
Rui Falcão afirmou que o Governo continuará a investir num processo sólido de capacitação de jovens líderes associativos, na melhoria da governação e gestão das associações juvenis e no fortalecimento do papel das associações de jovens na promoção do desenvolvimento social da juventude no seu todo.
Por sua vez, o líder do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, considerou que, após a formação, os jovens serão capazes de liderar com visão estratégica, definindo metas claras e traçando um caminho para o sucesso do associativismo juvenil.
Pelo menos 150 jovens provenientes das 18 províncias do país participam nesta primeira edição do Curso de Formação de Formadores em Liderança Associativa que decorre até ao dia 30 deste mês.
Durante os três dias, os jovens terão sessões intensivas que vão abordar temas como Fundamentos da Liderança Associativa, Gestão Organizacional, Comunicação Eficaz do Líder Associativo, Captação de Recursos e Gestão Financeira e o Desenvolvimento Pessoal do Líder Associativo.Giz/MAG