Talatona – A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, destacou, esta segunda-feira, a necessidade de se identificar caminhos sólidos para o fomento de cooperativas.
Segundo a governante, que falava na abertura do Primeiro Fórum Nacional sobre Fomento ao Auto-Emprego e ao Empreendedorismo Juvenil, o Executivo tenciona promover debates que levem ao fomento de cooperativas, principalmente aquelas que estão sediadas nas zonas rurais.
De acordo com Palmira Barbosa, o Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) tenciona, igualmente, promover a criação de uma rede de contactos forte entre os jovens e o Estado para que se estabeleçam relações produtivas viáveis e que se traduzam em resultados concretos.
Para a responsável, um resultado concreto seria, por exemplo, ver incubadoras juvenis bem estruturadas, surgirem por via destas acções empreendedoras.
A governante referiu ainda que o fórum traz nos seus termos de referência o objectivo principal de colocar os jovens empreendedores em contacto com as principais ferramentas de apoio técnico e financeiro do Estado, de modo a que possam dominar as modalidades para sustentarem as suas iniciativas.
“Uma vez que existem fontes de financiamentos, pensamos ser fundamental que os jovens sejam bem-sucedidos para que possam fortalecer as suas iniciativas”, disse.
De acordo com a ministra, este fórum surge como um veículo para discussão clara, aberta e esclarecedora sobre os mecanismos para que empresas de jovens sejam beneficiadas pelos financiamentos disponíveis no país.
O Primeiro Fórum Nacional sobre Fomento ao Auto-Emprego e ao Empreendedorismo Juvenil foi realizado com o objectivo de juntar jovens empreendedores para uma reflexão aberta sobre as principais oportunidades de negócios e os respectivos apoios concedidos pelo Estado angolano.
O evento contou com a participação de jovens empreendedores, empresários e das principais instituições de crédito e do fomento à empregabilidade. KAM