Luanda - O Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD) promoveu, nesta quarta-feira, em Luanda, um encontro com jovens empresários e empreendedores, de formas a incentivar a aderirem as iniciativas de apoio ao empreendedorismo apresentadas pelo Estado, com realce ao ramo da agricultura.
O encontro serviu ainda como porta para a criação de um fórum de diálogo com os jovens empresários, de forma a encontrar alternativas para dirimir as dificuldades que enfrentam na concretização dos seus projectos.
Recentemente, a ministra Ana Paula do Sacramento apontou o empreendedorismo como saída para mitigar o desemprego e assegurar a participação da juventude na diversificação da economia nacional.
A ministra, que falava no workshop motivacional sobre empreendedorismo juvenil, salientou ser uma forma de criar o auto emprego e contribuir para que outros jovens beneficiem de oportunidades de emprego para o seu sustento e de suas famílias.
O Executivo, adiantou, pretende dotar os jovens de capacidades e ferramentas que permitam participar activamente nos projectos estruturantes desenvolvidos no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).
Conforme Ana Paula do Sacramento, a juventude jogará um papel fundamental no processo de retoma da estabilidade económica do país, uma vez que são os empreendedores, as pequenas e médias empresas que dão sustentabilidade à economia.
Orientado pelo secretário de Estado para a Juventude, Fernando Francisco João, o encontro contou ainda com as presenças do vice-governador da província de Luanda para o Sector Político Social, Dionísio Manuel da Fonseca, e a secretária de Estado para a Agricultura e Pesca, Esperança Costa.