Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, ressaltou, este domingo, o programa de modernização técnica, tecnológica e a melhoria do reforço das condições de trabalho da Agência Angola Press (ANGOP).
O governante reiterou, segundo uma nota de Imprensa, a continuidade na busca pela modernização da agência, no reforço e ampliação do seu papel de prestação de serviço público com verdade, formação da cidadania e resgate dos valores e princípios da cultura angolana.
A ANGOP assinalou hoje o seu 47° aniversário.
Foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico. Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.
A 02 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.
Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico