Luanda - O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano de Sousa, reconheceu, esta segunda-feira, em Luanda, como importante o parecer da classe académica para construção conjunta da estratégia de longo prazo, denominada "Angola 2050".
Mário Caetano de Sousa fez este pronunciamento durante o encontro de auscultação com essa franja da sociedade sobre o documento, tendo referido que esta importância dá-se pelo facto da grande maioria ser jovens e representarem 50 por cento da população.
Salientou que ter havido uma interação a altura que esperava, pois demonstraram resiliência e "oxigênio mental" para a mudança do paradigma no sector da educação, no âmbito da implementação deste importante instrumento do planejamento em construção.
Manifestou a intenção de continuarem a trabalhar com a juventude, por terem contributos que servem para incorporar num modelo de coeficiente de mudança.
Terminou adiantando que pretendem fazer do capital humano nacional, o principal motor do desenvolvimento económico e social angolano para os próximos anos.
São premissas do Governo assegurar uma economia diversificada e próspera, infra-estrutura moderna e competitiva, sociedade que valoriza e potencia o capital humano, ecossistema resiliente e sustentável e uma nação justa e com igualdade de oportunidades.
Este encontro de auscultação enquadra-se no processo que está a ser levado a cabo pelo Ministério da Economia e Planeamento, em realizar sessões de auscultação pública, para a finalização do processo de Revisão e Extensão da Estratégia de Longo Prazo (ELP) 2025 para 2050 (ELP - Angola 2050). SJ/VIC