Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reiterou, na noite desta sexta-feira, em Luanda, a aposta na formação dos quadros da Rádio Nacional de Angola (RNA), com vista a valorizar o capital humano.
Mário Oliveira, que falava em directo à RNA antes do início da gala do Top dos Mais Queridos que neste ano vai homenagear os vencedores da várias edições, ressaltou estarem com isso a potenciar o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), para que possa responder com as necessidades e exigências que o mundo tecnológico tem nos dias de hoje.
Por outro lado, o governante garantiu terem as condições criadas para iniciarem o processo de modernização tecnológica da RNA, que naturalmente será acompanhado com a formação de quadros.
Salientou que o desafio não é apenas do ministério que dirige, mas de todos os quadros da RNA que deverão estar envolvidos nesse “grande projecto”.
Apontou que, naturalmente, vão contar com outros sectores tecnológicos da vida nacional, nomeadamente, os das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que terão um papel muito importante naquilo que é a expansão e modernização deste órgão de comunicação social público.
Referiu estarem neste momento a trabalhar no alargamento da rede nacional de banda larga via fibra óptica, bem como existe o ANGOSAT 2 que vai permitir ter tráfego de qualidade de dados e internet e na malha de telefonia móvel.
Mário Oliveira acredita que todos esses meios vão, com certeza, contribuir para expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola. SJ/SEC