Chinguar – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu, neste sábado, o fornecimento de energia eléctrica 24/24 em todos os municípios da província do Bié, até 2027.
O governante falava no município do Chinguar, no acto que marcou a interligação desta municipalidade à Rede Nacional de Electricidade, através da subestação eléctrica do Cachiungo (Huambo), inaugurada hoje.
João Baptista Borges disse que a interligação dos municípios do Cachiungo e Chinguar representa uma conquista muito importante, pelo facto de nunca antes as duas localidades terem energia do sistema eléctrico nacional, dependendo apenas de geradores.
Quanto aos municípios de Catabola e Camacupa, o ministro assegurou que o sistema de interligação está em construção a partir do Cuito, com previsões de conclusão em Março do próximo ano.
Já o Cunhinga, Andulo e Nharêa vão também em Março próximo conhecer o arranque do processo de interligação da energia da rede nacional, sendo que no Cuemba e Chitembo serão construídos sistemas solares, tendo garantido, deste modo, que até 2027, todos os municípios terão energia 24 sobre 24 horas sem geradores.
Energia de Laúca beneficia duas mil e 480 famílias no Chinguar
Duas mil e 480 famílias do município do Chinguar, a 75 quilómetros a Oeste do Cuito, província do Bié, beneficiam, a partir de hoje, de energia eléctrica vindo de Laúca, através inauguração da subestação eléctrica do Cachiungo (Huambo), feita pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Acompanhado dos governadores do Bié e Huambo, Celeste Adolfo e Pereira Alfredo, respectivamente, o ministro procedeu à entrega formal dos quatro Postos de Transformação (PTs), com capacidade de 3.5 megawatts, para assistir num total de duas mil e 480 famílias e 180 postes de iluminação pública.
Esta subestação de 220/30 KV, que interliga as duas localidades, foi construída de Janeiro a Dezembro deste ano, com potência instalada de 20 MVA.
No âmbito do projecto, foram ainda instalados 15 Postos de Transformação (PTs) de 160 a 30/0,4 kVA, 600 novos pontos de iluminação pública.
O município do Chinguar, com uma extensão de 3 mil 54 quilómetros quadrados, possui uma população acima de 180 mil habitantes, de acordo com o Censo Geral da População realizado em 2014. JEC/PLB