Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, exortou, esta sexta-feira, em Luanda, as instituições a cumprir a estratégia de comunicação institucional do Executivo.
A posição foi apresentada durante a abertura do Encontro Metodológico Alargado da Comunicação Institucional do Executivo, tendo referido ser ainda importante que as instituições assegurem a implementação das acções e actos de comunicação, agindo de forma planificada, articulada e harmonizada.
Lembrou ainda que as acções devem ser dirigidas não só aos cidadãos no interior e exterior do país, mas também, de forma específica e regular, aos funcionários das próprias instituições.
Segundo Mário Oliveira, a partilha da proposta da estratégia de comunicação institucional do Executivo referente ao período 2023/2027, visa atender as necessidades, expectativas e interesses da comunicação institucional.
"Pretendemos formular estratégias, políticas de comunicação, metodologias e outras ferramentas, de execução por todas as instituições que constituem o ecossistema da comunicação institucional", referiu.
Neste quadro, sublinhou, que a necessidade de comunicar mais e melhor tem conduzido os governos a apostar em estratégias de comunicação institucional, com vista a conseguir um posicionamento, percepção e reputação positiva junto dos diferentes públicos, capaz de gerar confiança e facilitar a realização de políticas públicas.
Assim sendo, prosseguiu o ministro, a estratégia de comunicação institucional foi pensada para ser operacionalizada de forma harmoniosa, com concurso das mais variadas instituições públicas, como departamentos ministeriais, governos províncias, missões diplomáticas, instituições públicas estratégicas e outras.
Face ao desenvolvimento e aceleração global do mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação, Mário Oliveira considerou ser um desafio a aposta na capacitação especializada do homem, tendo em conta as enormes ameaças.
Participam no Encontro Alargado Metodológico da Comunicação Institucional do Executivo representantes dos órgãos de comunicação social, gabinete de comunicação institucional dos governos províncias, departamentos ministeriais e missões diplomáticas.
“A Estratégia de Comunicação Institucional do Executivo 2023-2027”, “Organização, Fluxograma e Funcionamento do Ecossistema da Comunicação Institucional”, “Logomarca do Governo e Símbolos Nacionais”, “Publicidade Institucional”, “Técnica de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com os Medias”, preenchem o programa do evento.
O programa inscreve ainda a análise dos temas, “A Cibersegurança”, “Medias digitais e Redes Sociais”, “Fake News vs Desinformação: Medidas de combate e mitigação”, “comunicação de crise”, entre outros. ANM/ART