Luanda – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, encorajou, esta quarta-feira, a ANGOP a prosseguir com a sua missão de “fonte de informação” para os demais órgãos de informação, para reduzir o cenário crescente mundialmente marcado por notícias falsas, desinformação, manipulação e sensacionalismo.
Em nota endereçada a propósito dos 49 anos da ANGOP, que hoje se assinala, o governante refere que a agência vem desempenhando um importante e relevante papel na afirmação cultural e social de Angola, quer no interior, quer no exterior, enquanto um país independente, soberano, promotor da paz, do desenvolvimento sustentável e do bem-estar das populações.
Refere que a sua desafiante e regular tarefa de informar e educar tem contribuído significativamente para a formação e afirmação da opinião pública nacional e internacional, garantindo aos cidadãos o direito constitucionalmente de informar e ser informado, bem como tem servido de fonte de informação para os diferentes órgãos de comunicação social.
Nesta senda, sublinhou o ministro, é preciso valorizar a atenção e o apoio que o Executivo angolano sempre prestou à ANGOP, no sentido desta prosseguir o seu papel essencial na formação cultural da população angolana, no estímulo à produção nacional, na elevação do patriotismo, no resgate e preservação dos valores morais.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social reafirma ao Conselho de Administração e a todos os trabalhadores da ANGOP a contínua atenção aos desafios actuais e futuros da agência, essenciais para garantir a sua tarefa base de informar, educar e disseminar conteúdos com a rapidez, actualidade, rigor, objectividade e regularidade características usuais de qualquer agência de notícias.
Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país, que tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP).
No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Em 1991 optou pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico.CPM/MCN