Talatona - A Diáspora Africana nas Américas, é o tema de uma dissertação apresentada, nesta terça-feira, na 1ª Cimeira Internacional de Cidades Geminadas em todas as Américas, pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
De acordo com uma nota de imprensa chegada, nesta terça-feira, à ANGOP, a Cimeira Internacional que decorre de 28 à 30 do corrente mês, vai analisar modelos inovadores e sustentáveis de cooperação entre Cidades, com foco na economia, desafios globais e diplomacia cultural.
O documento informa que, o certame será uma plataforma de partilha e discussão do legado histórico e cultural da diáspora africana em todas as Américas, do Canadá ao Chile.
Segundo ainda o documento, Dionísio da Fonseca participa da Cimeira a convite do Prefeito de San António, Ron Nirenberg, e do Presidente da Associação Internacional de Cidades Geminadas, Peter Svarzbein, promotor do evento.
À margem do encontro será feito um balanço do estado de implementação do acordo de geminação em vigor entre Luanda e Houston e exploradas outras oportunidades de geminação entre as Cidades angolanas e norte-americanas, nomeadamente Cabinda com Lafayette, Malanje com Hampton no Estado de Virgínia, entre outras.
Integram a delegação angolana a Governadora da Província de Cabinda, Mara Quiosa, o Governador da Província de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, o Vice-Governador Provincial de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel António Gonçalves, assim como os Administradores.GIZ/MAG