Luena - A cadeia do Boma, a maior da Região Leste do país, foi inaugurada, esta quarta-feira, no Luena, província do Moxico, pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, num acto testemunhado pelo governador Ernesto Muangala.
A referida infra-estrutura, localizada a 30 quilómetros a leste do Luena, tem capacidade para albergar 816 reclusos, estando apetrechada e equipada com meios tecnológicos modernos para acomodar os reclusos com dignidade.
Construída numa área total de 24 mil metros quadrados, dispõe de uma escola, posto médico, área administrativa, cozinha, um campo multiuso e um “pelado” para a prática de desporto, cujas obras tiveram início em 2013.
Intervindo na cerimónia de inauguração, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, realçou que a cadeia do Boma vai desempenhar um papel importante no descongestionamento das cadeias da região, com destaque a comarca do Luena, que regista uma sobrelotação, contando com 406 reclusos, destes 194 condenados.
Na sua agenda de trabalho na província do Moxico, Eugénio Laborinho inaugurou igualmente, uma estrutura dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), um centro médico da Polícia, e o Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.
Na ocasião, disse que as referidas infra-estruturas jogarão um papel importante na manutenção da segurança pública da província.
Já o cidadão Samuel Lucas, que cumpre penal naquele estabelecimento, destacou a nova unidade penitenciária, face às condições que oferece, tendo solicitado a melhoria da via que dá acesso ao local para facilitar a mobilidade das famílias.MT/TC/YD