Luanda - O ministro do Interior, Manuel Homem, considerou, esta sexta-feira, em Luanda, essencial a união entre os bombeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de modo a enfrentarem com mais eficácia e determinação as adversidades que são apresentadas.
Ao discursar na abertura da VII Assembleia Geral da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP), o governante referiu que através da troca permanente de conhecimentos, da inovação e da formação contínua elevar-se-á a actuação dos efectivos a um nível melhor e exemplar.
De acordo com Manuel Homem, nos tempos actuais, o papel dos bombeiros tem se tornado cada vez mais vital e indispensável nas comunidades.
“Enfrentamos, de forma corajosa e inabalável, os desafios impostos pelas catástrofes naturais, incêndios devastadores, crises de saúde pública e tantas outras emergências que demandam a nossa atenção imediata e o nosso profissionalismo”, salientou.
Durante a sua intervenção, o ministro chamou atenção às diferenças entre os países a nível da formação de quadros, de equipamento disponível e das infra-estruturas, sublinhando que estes obstáculos devem ser superados com sabedoria e esforço conjunto.
“É nosso dever, como irmãos de farda, trabalhar em estreita colaboração para garantir que todos os bombeiros tenham acesso aos recursos e à formação necessária para desempenhar o seu papel com segurança, eficácia e dignidade”, asseverou.
Neste sentido, augurou que a VII Assembleia da UBPLP será o início de uma era de colaboração efectiva e compromisso mútuo, onde se possa criar laços mais fortes e conscientes da responsabilidade dos bombeiros, prontos para enfrentar os desafios do futuro e sempre dispostos a colocar a vida do próximo em primeiro lugar.
Com a duração de um dia, no encontro, os participantes estão a abordar, entre outros assuntos, a proposta dos países para a revisão pontual do Protocolo de Constituição da UBPLP e o programa indicativo de cooperação em protecção civil e bombeiros nos países da CPLP.
A UBPLP é uma organização internacional constituída por iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses e suas congéneres, com o propósito de promover a cooperação científica e pedagógica entre as nações que constituem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Nos seus estatutos, estão previstas, entre outras, a colaboração na prevenção e combate a incêndios, no salvamento de pessoas e no socorro prestado em caso de acidente ou catástrofes naturais.
Angola assumiu, em Novembro de 2022, a presidência da organização, durante a realização da VIª Assembleia Geral da UBPLP, realizada em Lisboa, Portugal.CPM/MCN