Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro de Estado aponta FUNEA como catalisador de desenvolvimento da economia

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 06 Agosto de 2024 | 13h16
JJosé de Lima Massano, ministro de Estado para a coordenação económica
JJosé de Lima Massano, ministro de Estado para a coordenação económica
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, augurou, hoje, terça-feira, que o Fundo Nacional de Emprego (FUNEA) seja um catalisador de desenvolvimento da economia e de geração de prosperidade social para os cidadãos.

Falando no acto de lançamento oficial do Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA), reafirmou o compromisso do Executivo na implementação de várias medidas para acelerar a diversificação da economia e o investimento privado, incluindo-se nos benefícios dessas medidas o alargamento do mercado de trabalho e das oportunidades de emprego.

O programa em curso de construção de infraestruturas tem, igualmente, contribuído para a criação de emprego e temos prestado particular atenção ao sistema de educação, com o objectivo de conseguir o alinhamento das necessidades do mercado de trabalho com o sistema de ensino.

Fez saber que o Fundo é o braço financeiro da Agenda Nacional para o Emprego e foi constituído com o objectivo de garantir recursos financeiros para a promoção do emprego, incluindo para a inserção dos recém-formados e cidadãos desempregados no mercado de trabalho, e para corrigir os constrangimentos existentes ainda nesse mercado.

Mais concretamente, prosseguiu, os recursos financeiros do Fundo vão servir para criar e apoiar projectos e iniciativas públicas e privadas geradoras de emprego, através de financiamentos ou incentivos a fundos perdidos.

Acrescentou que o trabalho desempenha um papel fundamental na vida das pessoas e na sociedade como um todo, porque não só providencia um meio de subsistência, como também é uma ocupação que dá um propósito às pessoas, sendo uma fonte de realização pessoal e profissional que contribui para a autoestima e a autoconfiança.

Reiterou que no âmbito da Política e Estratégia Nacional de Emprego e no Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, o Governo reconhece que, com uma população crescente e dominada por uma franja essencialmente jovem, a criação de empregos é um desafio permanente e que obriga a uma multiplicidade de opções, para que dividendos sociais possam ser materializados e mantidos com sustentabilidade.

No PDN, o Governo aponta como objectivo reduzir o desemprego, implementando acções específicas que contribuam para o desenvolvimento de competências práticas para entrada no mundo empresarial e de um sistema de formação profissional de apoio aos trabalhadores menos qualificados, particularmente os jovens, que representam a maior percentagem de cidadãos em condição de desemprego.

Sobre a Agenda Nacional para o Emprego, lembrou que estabelece as linhas orientadoras para a actuação coordenada dos diversos actores, quer públicos quer privados, no domínio do fomento do emprego, perspectivando a redução da taxa de desemprego na economia nacional, com vista a colmatar o desequilíbrio entre a procura e a oferta de trabalho e promover a melhoria da redistribuição da renda nacional e a redução, igualmente, das assimetrias regionais.

A Agenda Nacional para o Emprego resulta de um processo de auscultação, com base no diagnóstico efectuado sobre a situação e perspectivas de desenvolvimento do emprego em Angola e recebeu contribuições sistematizadas em recomendações dos participantes, pelo que agradeceu as contribuições apresentadas pela Confederação de Associações Juvenis, pelas associações juvenis político-partidárias, assim como pelas associações representativas dos trabalhadores e da classe empresarial, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e o Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) que, no conjunto, permitiram definir uma Agenda realista e inclusiva.

Aprovado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros em Abril de 2023, o Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA) é um instrumento que visa garantir os recursos financeiros necessários à promoção de iniciativas públicas e privadas que permitam a inserção de recém-formados e desempregados no mercado de trabalho. 

O FUNEA propõe-se contribuir para a promoção do emprego, através da mitigação das distorções do mercado de trabalho, da concessão de incentivos a fundo perdido aos jovens que frequentam cursos ou acções formativas profissionais, financiamento de projectos de entidades do Sistema Nacional de Formação Profissional e do Ensino Técnico Profissional, e da promoção de financiamentos reembolsáveis às micro e pequenas empresas. LIN/PA





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+