Cuito - O ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio Manuel da Fonseca, ressaltou, esta terça-feira, na cidade do Cuito, o êxito da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província do Bié, onde já permitiu concluir 195 acções e projectos, dos 226 inscritos.
Falando na reunião com os membros do Governo desta província, no âmbito da visita que efectua ao Bié, o ministro destacou o engajamento das autoridades locais na execução destas infra-estruturas, para o bem-estar das populações.
O PIIM nesta região gerou mais de três mil postos de empregos directos e indirectos, com um investimento avaliado em 37 mil milhões 600 milhões 751 mil kwanzas.
No sector da saúde foram erguidas oito unidades sanitárias, com um total de 710 camas, enquanto na educação entraram em funcionamento 35 novas escolas, que permitiu acomodar 16 mil 113 alunos.
O PIIM permitiu ainda erguer 10 pontes, asfaltagem de 37 quilómetros de estradas, terraplanagem de 705 de estradas terciárias, que estão a contribuir na melhoria da qualidade de vida das populações.
São ainda ganhos do PIIM a construção do Comando da Polícia Nacional de Camacupa, reabilitação do Seminário Menor do Cuito, Administração Autárquica do Chitembo, Centro de Produção da Televisão Pública de Angola, da Academia de Artes Walter Cambodja no Cuito, requalificação do Cemitério Memorial do Cuito, a Embala Ecovongo e outros.
Neste momento, estão em curso 61 acções e projectos, na ordem de 75 por cento de execução física.
O ministro chamou a atenção dos responsáveis da Administração Local do Estado, no sentido de engajarem-se cada vez maior, quer a nível da produtividade, competência quer na identificação e resolução de vários problemas que ainda afligem os cidadãos.
Por sua vez, o governador do Bié, Pereira Alfredo, afirmou que, além do PIIIM, a província conta com projectos virados ao Combate à Pobreza, Kwenda, Prodesi, PAC, entre outros, que estão a contribuir na melhoria significativa de condições de vida nas comunidades.
O ministro Dionísio Manuel da Fonseca visitou ainda, na capital biena, o cemitério monumento, as obras da construção da escola de 20 salas, o hospital municipal do Cuito, a escola de 7 salas de aula da escola 314, asfaltagem da estrada nacional 250, no troço “SME/Caluapanda”, a escola de 12 salas de aula do bairro Militar e Academia de Artes “Walter Cambodja”.
Manteve um encontro com as comissões de moradores, autoridades tradicionais e entidades eclesiásticas. No final da tarde de hoje vai presidir uma palestra na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) sobre os “desafios da Administração Local do Estado no Contexto Actual”.
Na quarta-feira segue para o município do Cunhinga, a 30 quilómetros a Norte do Cuito, para visitar a asfaltagem dos cinco quilómetros da sede, inaugurar a infra-estrutura de apoio à Administração Local do Estado, uma escola de 12 salas de aula, centro materno infantil e manter um contacto com as populações.JEC/PLB