Luena - O Ministro das Obras Públicas Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, constatou , esta quarta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, os edifícios em mau estado de conservação.
Acompanhado pelo governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, o ministro constatou o estado crítico dos conhecidos prédios do Banco de Fomento Angola (BFA), e do DRM, bem como o edifício da Messi.
Para além dos edifícios habitacionais, Carlos Alberto dos Santos constatou o estado actual do Complexo Escolar nº 338, “Camarada Tchifutchi”, maior unidade de ensino da província, com 52 salas de aulas, que enfrenta problemas de infiltração e de assentamento de piso.
No final da visita, o dirigente disse à imprensa que uma equipa de Laboratório de Engenharia de Angola poderá deslocar-se ao Luena, nos próximos dias, para aferir, com profundidade, o quadro técnico dos referidos edifícios.
Acrescentou que em caso de necessidade, serão criadas as condições para o realojamento da população para zonas seguras.
Na província do Moxico, foram catalogados um total de 25 edifícios em mau estado de conservação, carecendo de intervenções técnicas.
Dados do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação indicam que o país regista 509 edifícios que apresentam condições inapropriadas para a habitabilidade, desses 100 com risco de demolir. MT/TC/YD