Cahama- O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, considerou, sexta-feira, no município da Cahama, província do Cunene, satisfatório o andamento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), actualmente com um grau de execução acima dos 70 %.
Segundo o ministro, a carteira PIIM da província do Cunene está em bom nível de execução, sendo que 95 projectos inscritos estão acima dos 70 por cento, com indicadores dentro da média nacional em termos de cumprimento do plano.
Dionísio da Fonseca constatou a conclusão das assembleias municipais de Ombadja e Cahama, cujas instalações vão albergar os serviços das autarquias.
Ainda na Cahama, disse ter testemunhado o projecto de construção do Centro de Saúde de Otchinjau, com capacidade de internamento de 30 camas, que vai atender uma das principais necessidades básicas da população.
Disse que apesar de estar na sua fase conclusiva, a empreitada vai carecer de apetrechamento e alguma melhoria, que os especialistas em saúde pública vão apresentando a administração local, para que a mesma possa entrar em funcionamento e ser posta à disposição dos munícipes.
Deste modo, argumentou que o PIIM está a cumprir com os objectivos para a qual foi instituído.
Recomendou ao governo da província a trabalhar com os empreiteiros e fiscais, para assegurar a qualidade dos projectos.
Por outro lado, o ministro sublinhou o grau de informação sobre o processo de alteração política e administrativa do país demonstrada pelas comunidades locais.
Recebemos algumas inquietações que, no quadro da proposta de lei em sede da Assembleia Nacional, poderão ser consideradas, tendo em conta a sua relevância e os argumentos de razão apresentados pelos vários segmentos das comunidades.
Assembleia Autárquica da Cahama concluído em Abril
A conclusão das obras de construção da Assembleia Municipal Autárquica de Cahama, província do Cunene, iniciado em Janeiro de 2021, está prevista para finais do mês de Abril, afirmou o fiscal da obra, Belchior da Costa.
Belchior da Costa fez saber que a empreitada está com um grau de execução física de 95 % e 99 financeira.
Com um orçamento inicial de 173 milhões, 663 mil e 725 kwanzas, o projecto beneficiou de um reequilíbrio financeiro, estando actualmente avaliado em 243 milhões.
Disse que o edifício, com dois blocos, comporta áreas administrativas, auditórios, salas de reuniões, entre outros serviços.
Obras do centro de saúde de Otchinjau em fase conclusiva
Já as obras de construção do Centro de Saúde de Otchinjau, em curso desde Março de 2018, encontram-se com um nível de execução física de 99 % e 97% financeira.
Segundo o encarregado de obras, Wilson dos Santos, os trabalhos estão praticamente concluídos, faltando apenas algumas finalizações de retoques das janelas e porta.
Esclareceu que o projecto, antes inserido no Programa de Investimentos Públicos, com um valor inicial de 214 milhões foi encaixado na carteira PIIM, estando actualmente orçado em 569 milhões, dentro de reequilíbrio financeiro.
Durante a sua estada, o governante, que deixou este sábado a cidade de Ondjiva, visitou a centralidade dom Kevano, as obras do edifício Autárquico do Cuanhama, Ombadja e Cahama, escola de 26 salas da Cachila e do hospital provincial. FI/LHE/ART