Huambo – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, apelou, este sábado, para maior contribuição dos quadros do sector a distintos níveis, para que continue a ser a “locomotiva” do desenvolvimento nacional.
O governante falava no encerramento do II Conselho Consultivo do MINTTICS, decorrido de 8 a 9 do mês corrente, no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), localizado nos arredores da cidade do Huambo, sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”.
Mário Oliveira disse que o desenvolvimento do país não se refere apenas ao sistema económico e industrial, mas, igualmente, na academia e, entre os jovens inventores, pois estes são contados para que, no futuro, Angola ocupe o seu lugar no concerto das nações, do ponto de vista da ciência.
Sublinhou que sem a ciência e investigação não há desenvolvimento e o sector do MINTTICS, dado o seu papel na sociedade, tem uma missão importante no sistema de desenvolvimento nacional.
Disse que o sector tem sido vibrante e actuante, com a colaboração em diversas áreas, para que se atinja os objectivos preconizados no país.
Mário Oliveira lembrou que Angola acolhe na primeira semana de Abril próximo a conferência internacional “New Space África”, que vai abordar sobre o Programa Espacial Africano.
Explicou que o evento vai decorrer no âmbito da agência espacial africano, em que Angola, por via do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tem vindo a desempenhar um papel importante, ocupando lugar de destaque nas suas obrigações, para além de ser membro de uma equipa técnica de gestão de satélites internacional.
Lembrou, igualmente, que o MINTTICS vai realizar em Junho próximo, o ANGOTIC 2024, que todos membros do sector precisam abraçar e estar envolvidos, para o seu êxito.
O governante destacou que os adidos de imprensa acreditas nas missões diplomáticas de Angola no exterior, têm a responsabilidade de mostrar a Angola verdadeira, com foco na atracção de mais investidores e turistas.
Considerou preponderante o contributo das mulheres do sector e do país, em geral, que, pelo papel desempenhado, têm elevado o bem-estar da sociedade angolana.
Durante o evento, foram apreciados cinco painéis sobre o plano estratégico e projectos do MINTTICS, com realce para os desafios do subsector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Comunicação Social, projectos e programas em curso, quadro de pessoal e plano de carreira.
Falou-se, igualmente, do plano nacional de comunicação institucional do Executivo angolano, programa legislativo e espacial do sector, portal Angola Hoje e TV Angola, modernização e desafios das empresas públicas do sector, bem como a sua experiência e desafios.
A reunião contou com os secretários de Estado do MINTTICS, conselhos de Administração das empresas do sector, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa, directores dos gabinetes provinciais da Comunicação Social e associações parceiras. ZZN/JSV/ALH