Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou esta quinta -feira, em Luanda, a importância do uso correcto dos símbolos nacionais e da logomarca do Governo angolano.
O governante falava no seminário sobre a “utilização correcta dos símbolos nacionais e da logomarca do Governo de Angola”, realizado hoje, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), onde destacou a importância da insígnia da República de Angola, da Bandeira e da logomarca.
Segundo o ministro, estes são elementos essenciais de diferenciação que permitem a identificação e ilustração da República de Angola, quer interna como externamente.
Na sua intervenção, o governante disse que os profissionais de comunicação jogam um papel fundamental e têm responsabilidades acrescidas no uso correcto dos símbolos e da logomarca.
“É dever destes, no quadro das suas atribuições regulamentares, garantir e conformar a utilização correcta dos símbolos nacionais e da logomarca nas instituições em que estão vinculados”, explicou.
Sobre o tema em abordagem, Mário Oliveira frisou que tem uma importância elevada, significativa e simbólica para todos os cidadãos nacionais.
O seminário visa a garantia da utilização e aplicação correcta dos elementos que permitem a diferenciação e identificação do Estado angolano, do povo e do governo, realçou.
Segundo o responsável tem-se identificado diariamente, quer nas ruas do país, em documentos oficiais, mas também a nível de peças de comunicação, geralmente publicitárias, a aplicação e utilização de forma incorrecta e equivocada dos símbolos nacionais e da logomarca.
O ministro lembrou que, recentemente, o Ministério da Administração do Território disponibilizou, para o público em geral, a galeria dos símbolos nacionais que, certamente, concorre para a divulgação da utilização correcta dos símbolos.
O ministro realçou a recente aprovação, pelo Governo de Angola, em reunião do Conselho de Ministros, do Plano Nacional da Comunicação Institucional do Executivo que deverá vigorar até ao ano de 2027, um documento de política, mas também de estratégias e tácticas que contém as linhas orientadoras para a execução da comunicação institucional do estado angolano. AB/OHA