Ondjiva – O ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, anunciou, neste sábado, na província do Cunene, a manutenção e conservação da estrada nacional 105, que liga as cidades do Lubango (Huíla) a de Ondjiva (Cunene).
Num troço de mais de 400 quilómetros, a estrada reabilitada em 2008, apresenta vários buracos que dificultam a circulação rodoviária de pessoas e mercadorias.
Falando à imprensa, no quadro da visita do Presidente da República, João Lourenço, ao Cunene, o ministro destacou como atenção especial para a região sul do país, o processo de reabilitação desta via.
Manuel Tavares de Almeida disse que especial atenção será igualmente prestada à conclusão da estrada Ondjiva/Calueque, passando pelas regiões de Naulila e a posterior a comuna de Oncócua (município do Curoca).
“Estamos a tratar, como prioridade a ligações e conclusão das estrada Ondjiva/ Omala(Cuvelai), cujo projecto foi aprovado, e a posteriormente ligar Cuvelai/ Cassinga/Jamba mineira até Okuvango” referiu,
Relativamente ao troço Xangongo/ Canganda, aconselhou o governo da província a reabilitar este troço, com auxílio dos kits de manutenção das estradas.
Quanto à execução dos trabalhos de construção da centralidade de Ondjiva, Manuel Tavares disse que decorre a fase preparatória da área onde será implantada.
Neste momento, salientou, estão em fase final os acordos de financiamento com o Ministério das Finanças e a carta conforto para tratar o visto do Tribunal de Conta.