Talatona - A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Inglês Alves de Sousa, repudiou hoje, quarta-feira, os actos de violência contra as crianças, praticados por progenitores ou familiares próximos.
Segundo a governante, que fez este pronunciamento durante o discurso de abertura da cerimónia por ocasião do Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora, sob o lema " Todos Unidos Pela Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança", o seu pelouro vai aumentar e melhorar os níveis de conhecimento sobre os direitos da criança.
Quanto os 11 compromissos da Criança, referiu que pelo menos nove dos deles já foram bem encaminhados, sendo que as crianças têm direito a escola e saúde.
Faustina Alves de Sousa considerou ser preocupante o número de crianças que se encontram nos lares e não são adoptadas, pelo facto, da maior parte das pessoas preferirem adoptar crianças menores de cinco anos.
Por outro lado, exortou as pessoas para que adoptem as crianças a partir dos sete anos em diante, por terem direito também a um lar, carinho e amor.
Por sua vez, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Giovani Diamato, disse que as crianças merecem uma educação de qualidade, assistência médica, vacinação e nutrição adequada.
"Só sabendo os reais problemas que as crianças enfrentam se poderá encontrar a solução para o problema, para isso é necessário o envolvimento de toda a sociedade", disse.
Considerou ainda que diante dos desafios que enfrentam em várias etapas do seu desenvolvimento, precisam de resposta da família como primeira unidade de protecção, da sociedade, do estado e de outros actores, inclusive o sector privado.
O Unicef reitera o seu compromisso em apoiar o governo angolano, em particular da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e o INAC que todas as crianças tenham ambiente de protecção e que possam viver livres da violência, abusos e negligência.
Hoje se comemora o Dia Internacional da Criança, em Luanda o acto central ocorreu no município de Belas e contou com a presença de mais de mil e 500 crianças vindas dos nove municípios da capital.
Participaram na actividade, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Inglês Alves de Sousa, as secretárias de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárber, do Estado Para os Direitos Humanos, Ana Celeste Januário, representante do Unicef, Geovanne da Mato, do vice-governador de Luanda, e convidados.
No evento, as crianças foram abrilhantadas com músicas, brincadeiras, beneficiaram de brinquedos, lanches, numa iniciativa do grupo Boavida e da Fundação Brilhante.