Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra reitera compromisso do Executivo com a empregabilidade

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 06 Agosto de 2024 | 13h48
Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias
Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O Executivo está comprometido com o tema da empregabilidade e do emprego pelo que, tem apostado seriamente em diversas políticas e iniciativas cuja finalidade é promover a redução dos níveis de desemprego, reiterou hoje, terça-feira, em Luanda, a titular do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias.

A ministra fez este apreciação no acto oficial de lançamento do Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA), orientado pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

Aprovado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros em Abril de 2023, o Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA) é um instrumento que visa garantir os recursos financeiros necessários à promoção de iniciativas públicas e privadas que permitam a inserção de recém-formados e desempregados no mercado de trabalho. 

Segundo a ministra, a institucionalização do Fundo Nacional de Emprego, criado através do Decreto Presidencial n.º 133/23, de 01 de Junho, tem a sua disposição um conjunto de activos financeiros, essencialmente depósitos a prazo e à ordem, destinados a criar projectos e iniciativas públicas e privadas geradoras de empregabilidade e empregos.

Para a implementação deste instrumento jurídico e financeiro, foram aprovados os Decretos Executivos Conjuntos n.ºs 5/24 e 6/24, ambos de 10 de Junho, atinentes aos Termos de Gestão e o Regulamento da Política de Alocação e de Concessão de Recursos do FUNEA e, finalmente, procedeu-se a assinatura do Acordo de Gestão e a Capitalização Inicial do FUNEA.

“Concluídos todos os procedimentos, entramos no ciclo em que o FUNEA começa a dar os primeiros passos no domínio da empregabilidade, da formação profissional, designadamente, pela primeira vez o subsídio à formação profissional nas áreas prioritárias previstas na Agenda Nacional para o Emprego, da capacitação do capital humano, do incentivo ao empreendedorismo com microcrédito às pessoas singulares, bem como da formalização da Actividade Económica e dos Agentes Económicos”, referiu.

Referiu que estando as condições criadas, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, desenhou um conjunto de iniciativas ligadas às Políticas Activas do Mercado de Trabalho, que serão submetidas para aprovação imediata do FUNEA.

Destacou os contratos locais de emprego e inserção no mercado de trabalho, que é uma iniciativa em parceria com o Ministério da Administração do Território e visa promover a empregabilidade, por meio de trabalhos sociais e comunitários e economicamente úteis à sociedade.

Exemplificou que, um grupo de cinco ou mais jovens, com idades compreendidas entre 18 a 40 anos, reunidos em cooperativas, poderão celebrar contratos de 180 a 360 dias de duração, com as administrações municipais e comunais, para prestar serviços de desenvolvimento local, cuja actividade seja económica e socialmente viável.

Nesta primeira fase, foram identificadas cinco tipologias de cooperativas, nomeadamente, de catadores de resíduos sólidos; de licenciadores de direitos fundiários;  de manutenção de vias, limpeza de sarjetas, pintura de lancis, poda e tratamento de árvores, recolha e o tratamento de animais abandonados;  de gestão dos pontos de transferência dos resíduos sólidos; e de jardinagem e parques de recreio.

A médio e longo prazo, o FUNEA poderá também financiar acções de qualificação profissional, em alinhamento com as actividades desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Qualificações, sendo um dos instrumentos mais importantes, o Catálogo de Qualificações, como ferramenta para o melhor reconhecimento internacional das nossas Famílias Profissionais.

Felicitou as equipas técnicas do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional e das Administrações Municipais, pelo pronto engajamento nos trabalhos preparatórios dos acordos foram assinados e encorajou a manter este espírito de trabalho em equipa nas suas actividades quotidianas.

Durante o acto foi assinado um acordo entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional e o Ministério da Administração do Território, que marcou conclusão do primeiro pacote de iniciativas a serem submetidas à aprovação do Comité Estratégico do referido Fundo.

O FUNEA propõe-se contribuir para a promoção do emprego, através da mitigação das distorções do mercado de trabalho, da concessão de incentivos a fundo perdido aos jovens que frequentam cursos ou acções formativas profissionais, financiamento de projectos de entidades do Sistema Nacional de Formação Profissional e do Ensino Técnico Profissional, e da promoção de financiamentos reembolsáveis às micro e pequenas empresas. LIN/PA





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+