Luena – A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Paula Do Sacramento Neto, está hoje, terça-feira, a realizar um trabalho de monitoria e avaliação da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza na província do Moxico.
Ao intervir, no Luena, durante abertura de uma acção formativa direccionada aos administradores municipais e directores dos gabinetes provinciais, com duração de um dia, a dirigente disse que a motorização do programa visa corrigir insuficiências verificadas durante à sua implementação.
Conforme a ministra, há toda necessidade dos executores dominarem o Sistema Informático de Gestão das Acções do Programa de Combate à Pobreza (SIGAPCP), com vista à facilitação de divulgação de informações precisas das acções implementadas localmente, para melhor compreensão dos beneficiários.
Na ocasião, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, disse que em 2022 o Moxico beneficiou de um pacote global de três mil milhões e 24 milhões de kwanzas desse programa, que permitiu implementar 239 acções.
O dirigente destacou o sector da Agricultura, Pecuária e Pesca que beneficiou de 50 acções, consubstanciadas na entrega de instrumentos de trabalho, fertilizantes e sementes às famílias vulneráveis, bem como a preparação de 28 mil hectares.
A par da agricultura, o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza beneficiou 51 mil alunos de 81 escolas, de acordo com o responsável, tendo apontado o atraso na validação dos planos das Administrações Municipais, assim como a falta de flexibilidade para inserção de outras acções imprevistas.
Após a província do Moxico, a Lunda Sul será o próximo destino da ministra, onde na próxima quarta-feira, cumprirá, igualmente, uma jornada de trabalho. TC/MS