Bailundo – O centro de formação técnico-profissional “Cidadela jovens de sucesso”, com capacidade para 240 alunos, foi inaugurado, esta quinta-feira, no município do Bailundo, província do Huambo, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.
O empreendimento, afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), visa a capacitação de adolescentes e jovens, com a 6ª classe concluída, sendo 120 em regime de internato e igual número para externato.
Com a duração de três anos por cada ciclo formativo, nas especialidades de agricultura, carpintaria, electricidade, informática e serralharia, os adolescentes e jovens sairão do centro com a 9ª classe concluída.
Construído em um ano e seis meses, numa área de oito hectares, nos arredores da vila municipal do Bailundo, a infra-estrutura orçou, nos cofres do Estado angolano, um milhão 500 mil dólares norte-americanos.
A “Cidadela jovens de sucesso” possui uma zona escolar, oficinas para aulas práticas, laboratórios, edifícios agrícolas, áreas administrativas, refeitórios, residências para professores e alunos, balneários, campo de futebol e outros compartimentos essenciais para o bom ambiente de aprendizagem.
Possui, igualmente, um aviário para quatro mil 500 galinhas poedeiras para a produção de ovos, seis estufas para a criação de legumes e verduras, um campo aberto com três hectares de regadio para as culturas, colmeis, um centro de produção de mel e outros equipamentos formativos.
Por ser um centro técnico-profissional de carácter provincial, para além de formar a população do Bailundo, vai, igualmente, facilitar a capacitação da juventude dos municípios do Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Huambo, Londuimbali, Mungo e outras partes do país.
Na ocasião, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, referiu que o Governo angolano tem “o acento tónico” virado para a formação técnico-profissional dos jovens nas mais variadas especialidades, de modo a obterem rendimentos que permitam sustentar as suas famílias.
Disse ser vontade do Executivo angolano construir empreendimentos do género em todo país, apesar de envolver avultadas somas financeiras, em torno do bem-estar social.
A ministra augura por uma boa gestão do centro e que sirva, de facto, os anseios da população do país e da província do Huambo, em particular.
Teresa Rodrigues Dias disse que o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social fez esforços para a construção da “Cidadela jovens de sucesso”, com políticas viradas para os jovens mais vulneráveis, na perspectiva do primeiro emprego.
Reafirmou o empenho do MAPTSS na formação técnico-profissional dos jovens, para a redução da taxa de desemprego no país.
Huambo agradece ao Executivo
Em nome da população da província do Huambo, a governadora Lotti Nolika agradeceu ao Executivo angolano pela infra-estrutura, construída no município do Bailundo, com o objectivo de tornar esta região do Planalto Central de Angola na principal zona técnica e académica do país.
Disse que a juventude local ganhou uma importante infra-estrutura, que vai alterar, consideravelmente, o destino desta franja social em termos de formação profissional virada para a empregabilidade.
Considerou ser um centro não apenas um centro de formação profissional, por englobar, também, a componente voltada para essência das atitudes e valores dos jovens desfavorecidos.
Disse que a instituição tem no seu conceito a preocupação da inclusão social e privilegia, sobretudo, a agricultura e a pecuária, sem descurar a componente académica.
Trata-se dos oito empreendimento do género construído no país, depois de Cabinda, Huíla, Lunda, Malange, Moxico e Uige.
Entrega de meios
Após a inauguração do centro, a ministra procedeu à entrega de dois autocarros e igual número de carinhas, para resolver as necessidades de operacionalização da instituição, com realce para o transporte de alunos.
A governante distribuiu, igualmente, kits profissionais de carpintaria, serralharia, mecânica, electricidade e canalização, para 50 jovens formados, recentemente, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Reabilitação da Escola de Formação profissional do São Pedro
Noutro momento, a ministra Teresa Rodrigues Dias procedeu à colocação da primeira para a reabilitação da escola de Formação Profissional, localizada no bairro de São Pedro, arredores da cidade do Huambo.
As obras serão executadas em 12 meses, com um orçamento de 600 milhões de Kwanzas, incluindo o apetrecho.
Depois da conclusão, a empreitada, que está ser projectada para dez salas de aula, terá uma capacidade para albergar 250 formando em cada período de formação