Viana – A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, apontou a formação académica e profissional para o empoderamento da jovem mulher e adolescentes.
A governante falava numa acção formativa promovida desde quarta-feira, no município de Viana, em Luanda, pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).
A iniciativa enquadra-se no emponderamento feminino para o desenvolvimento da igualdade de género, empreendedorismo, gestão da higiene e saúde menstrual e agrega 60 mulheres da província de Luanda.
A ministra considerou positiva esta formação, que termina na sexta-feira (dia 3), tendo em conta a higiene sexual e os cuidados a ter na fase do período menstrual.
Informou que a formação será estendida as demais províncias, sendo a Lunda Sul a próxima a receber, no dia 6 de Novembro.
O evento congrega mulheres de várias organizações da sociedade civil e religiosa e está a ser orientada pela consultora internacional cabo-verdiana, Lara Almeida.
Em entrevista à imprensa, o representante do FNUAP em Angola, Mady Biaye, disse que é da responsabilidade desta agência apoiar iniciativas para melhorar a saúde sexual e reprodutiva, bem como o empoderamento das mulheres em todo mundo.
Para o êxito do projecto, foram inauguradas duas salas de corte e costura na Casa da Juventude de Viana, equipadas com 30 máquinas semi-industriais, estando garantido o fornecimento de matéria prima pelas Nações Unidas.
O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) é agência da ONU que trabalha para promover o direito de cada pessoa desfrutar de uma vida sexual e reprodutiva, bem como do empoderamento das mulheres no mundo. AA/HDC/OHA