Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra defende maior engajamento nas políticas do género

     Sociedade              
  • Luanda • Sexta, 07 Junho de 2024 | 13h17
Ministra de Estado para  Área Social, Dalva Ringote
Ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote
Domingos Cardoso-ANGOP

Talatona – A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, defendeu esta sexta-feira, em Luanda, a necessidade de um maior engajamento dos Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na implementação das políticas de igualdade do género e promoção da mulher.

A governante manifestou na abertura da reunião de ministros responsáveis pelos assuntos de género e promoção da mulher da SADC, que aborda, entre outros temas, os progressos na implementação de programas sobre género e o empoderamento económico das mulheres.

A ministra desafiou cada país da comunidade a renovar as suas acções, no plano jurídico, institucional, económico e social, tendo em conta os objectivos de desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas.

Segundo a responsável, devido as transformações sociais, todos são desafiados a reflectir e trabalhar para alteração do quadro preocupante que as mulheres enfrentam na região, face a problemática da violência moral, física, psicológica, emocional, económica, sexual, bem como o tráfico de seres humanos, com incidência nas raparigas e crianças.

Esta realidade, referiu, continua a afectar o desenvolvimento das sociedades africanas, em particular da região, tornando-se, assim, fundamental o papel de cada Estado, instituições públicas e privadas, das famílias e dos parceiros internacionais na defesa da segurança, garantia jurídica e bem estar social.

Neste contexto, a ministra de Estado destacou a aprovação do "Kit Revisto de Recursos de Integração das Perspectivas de Género da SADC", na República Democrática do Congo, em 2023, destinado a apoiar as acções e reforço das capacidades dos Estados membros em matéria de integração efectiva do género, políticas e programas regionais e nacionais.

Por esta razão, avançou Dalva Ringote, a República de Angola, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) exorta aos Estado membros a evidenciarem esforços na mobilização de recursos, para a concretização das acções previstas na agenda do género e reforço dos mecanismos nacionais, mobilizando a sociedade civil e demais parceiros sociais.

 

Situação em Angola

 

No quadro interno, a ministra de Estado informou que o país possui um quadro legal institucional coerente com os compromissos da igualdade do género, tendo sido aprovado um orçamento sensível ao género, que ajuda a promover um sentido de justiça e reforçar a responsabilidade do governo em melhorar o alinhamento com os objectivos de desenvolvimento sustentável.

Estas acções, sublinhou, resultam da aprovação, no país, de vários diplomas, incluindo a Lei contra a Violência Doméstica, acompanhada do regulamento e plano executivo, o novo Código Penal, a Lei que aprova o Código da Família, o Plano Nacional de Implementação da Resolução 1325 sobre mulheres, paz e segurança das Nações Unidas.

O encontro, que acontece de forma virtual, aborda também questões relacionadas com a implementação do Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimento, paz e agenda de segurança, mulheres na política e em posições de tomada de decisão e os progressos nos esforços para abordar a violência baseada no género (VBG).

Os trabalhos são orientados pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e presidente do Conselho de Ministros da SADC responsável pelo Género e Assuntos da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto. VS/ANM/OHA





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+