Malanje- A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, advogou, esta sexta-feira, em Malanje, o alinhamento das administrações municipais aos eixos de intervenção do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Intervindo num encontro provincial de avaliação do impacto das acções do programa nas comunidades, a ministra fez saber que existem administrações municipais que inscreveram acções no PIDLCP fora da sua matriz, resultando no parecer negativo da Unidade Técnica.
Disse ser urgente que se melhore a planificação, mediante a incorporação de acções que visam contribuir para a geração de renda e redução do índice de vulnerabilidade das famílias, rumo à promoção de uma sociedade cada vez mais equilibrada.
Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, fez saber que, nos últimos anos, a maior parte das verbas do Programa de Combate à Pobreza foi aplicada fora do alinhamento, sendo destinada à construção de infra-estruturas sociais.
Reiterou a necessidade de se priorizar iniciativas geradoras de rendas às famílias, com realce para o fomento da agropecuária.
O encontro culminou com uma formação sobre Plataforma do Sistema Integrado de Gestão das Acções do Programa de Combate à Pobreza (SIGAPCP), dirigida a directores provinciais, administradores municipais e adjuntos, e directores municipais dos Gabinetes de Estudos, Planeamento e Estatística. ACC/NC/PBC