Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra defende acções coordenadas em benefício da criança 

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 25 Outubro de 2022 | 11h59
Crianças festejam o dia 1 de junho no Cuando Cubango
Crianças festejam o dia 1 de junho no Cuando Cubango
Armando Morais

Luanda - A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, apontou, esta terça-feira, em Luanda, a necessidade de uma acção enérgica, bem pensada, a ser executada por actores a todos os níveis de forma coordenada e articulada, em benefício das crianças.

Dados do Instituto Nacional da Criança (INAC) apontam o registo, no período de Janeiro a Agosto deste ano, seis mil casos de violência contra a criança em todo o país, com realce para a fuga a paternidade, falta de prestação de alimentos, violência doméstica, sexual e psicológica, abandono, exploração do trabalho infantil, maus tratos e agressões.

A governante enalteceu o contributo da igreja na prevenção da violência contra a criança, através da educação e com a ocupação dos tempos livres, por via, da catequese, do escutismo e de outros movimentos voltados para a socialização da criança e apoio às famílias.

Ana Paula do Sacramento Neto falava na abertura da III Conferência Nacional sobre Educação Social sob o lema “A problemática da criança em situação de vulnerabilidade em Angola”, organizada pelo Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), com o objectivo de consciencializar a sociedade da importância do bem estar dos petizes.

Louvou a iniciativa do ICRA em promover uma abordagem sobre a educação social, em temas que vão de encontro às acções do governo, referentes a protecção e garantia dos direitos da criança, nomeadamente, a esperança de vida ao nascer, segurança alimentar e nutricional, registo de nascimento, a educação e a prevenção e combate à violência contra a criança.

“Somos todos chamados a assumir a nossa parte, para que Angola conheça mudanças significativas no que concerne a garantia do bem estar da criança e na materialização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, enquanto compromisso do Estado Angolano”, disse.

Salientou a educação da rapariga como forma de seu empoderamento, chamando a atenção dos encarregados de educação e tutores para que cuidem das crianças, em especial das meninas.

No âmbito da Municipalização da Acção Social disse que várias acções têm sido executadas com vista a proteção da criança,  com destaque para a informação, sensibilização e mobilização social sobre os direitos da criança e a implementação dos 11 Compromissos.

ICRA

Por seu turno, o director do ICRA, padre Adelino Moma, disse que se deve apostar mais na educação para que os casos de violência contra a criança sejam banidos, com o apoio da família, da igreja e de toda a sociedade.

Considerou a pobreza material também como um estímulo para o crescente índice de violência contra menores, o que pode ser colmatado se todos tiverem acesso à educação que vai garantir trabalho.

Já a directora adjunta do INAC, Eliza Gourgel referiu que diariamente muitas crianças acorrem a instituição fugidas das famílias devido a violência que sofrem, o que denota que é no seio familiar onde os pequenos muitas vezes são maltratados.

Disse que têm dado resposta a estes casos,  contactando as famílias que muitas vezes precisam de apoio psicológico e material.

A III Conferência sobre Educação Social está dividida em três painéis e até quarta-feira os participantes irão debater temas como”O perfil da criança em Angola”, “ Experiência e boas práticas no âmbito da protecção dos direitos da criança sem cuidados parentais” e “O papel do educador social no processo sócio-histórico e institucional de protecção a criança”.

A II Conferência Nacional aconteceu em 2017 e abordou o tema “Género e Protecção Social”, enquanto a primeira foi em 2014 sob o lema “O papel do educador social na sociedade angolana”.

Por conta da Covid-19 a terceira conferência não foi realizada em 2020, já que é de periodicidade trienal.

Participam do encontro professores e estudantes do ICRA, membros do governo e das organizações da sociedade civil, bem como parceiros e clérigos da Igreja Católica.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+