Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra de Estado vai participar na reunião preparatória da Bienal de Luanda

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 05 Outubro de 2023 | 14h14
Dístico da Bienal de Luanda
Dístico da Bienal de Luanda
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, participa, na próxima semana, em Addis Abeba (Etiópia), na reunião preparatória do Comité Director para a realização da 3ª edição da Bienal de Luanda, a decorrer de 22 a 24 de Novembro.

A informação foi prestada durante uma conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Multissectorial da Bienal de Luanda, Neto Junior, avançando ainda que a reunião vai servir para analisar, com o Comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, embaixador Bankole Adeoye, os resultados dos preparativos técnicos do fórum.

No encontro, avançou o porta-voz, a delegação vai tratar do projecto de agenda, os eventos paralelos e o programa de trabalho entre Angola, UNESCO e a União Africana.

Durante o briefing com os jornalistas, foi ainda avançado que  a 3.ª edição da Bienal de Luanda vai ter lugar no Hotel Intercontinental e contará com uma série de palestras, conferências e debates, eventos paralelos voltados ao sector privado e à academia, bem como prelectores internacionais, nacionais e representantes de agências multilaterais, que vão prestigiar o evento com as suas apresentações.

Quanto a agenda, ficou esclarecido que o primeiro painel intitulado "Os Jovens, Actores na Promoção da Cultura de Paz e Transformações Sociais do Continente" é o considerado segmento de alto nível, que acontece no primeiro dia, em que os Chefes de Estado e de Governo e conselheiros da União Africana vão interagir com os jovens angolanos, africanos e da diáspora africana, num formato denominado "Diálogo intergeracional".

Ainda na sessão do primeiro dia da Bienal de Luanda, haverá um segundo painel, com o tema "Tecnologia e Educação como Ferramentas para o Alcance da Igualdade do Género".

O segundo dia da Bienal de Luanda será preenchido com debates, reflexões e troca de ideias em torno do terceiro painel, que tem como tema "O Papel das Mulheres no Processo de Paz, Segurança e Desenvolvimento", do quarto painel, que terá como tema "Desafios e as Oportunidades de Integração do Continente Africano e as Perspectivas de Crescimento Económico".

O quinto painel terá como tema os "Processos de Transformação dos Sistemas Educativos: Práticas Inovadoras de Financiamento no Contexto Africano", e, por último, do sexto painel, que trará em destaque as "Mudanças Climáticas: Desafios Éticos, Impacto, Adaptação e Vulnerabilidade".

Neto Júnior referiu-se ainda sobre a realização da 4.ª Reunião Plenária Estatutária do Grupo Africano junto da UNESCO, que decorreu em Paris, França, que serviu para realçar o engajamento de Angola na promoção da cultura de paz e reconciliação no continente africano, bem como informar os Embaixadores sobre o quadro de preparação da 3.ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência (Bienal de Luanda).

A Bienal tem a finalidade contribuir para a construção e realização de uma África integrada, pacífica e próspera, em que os seus filhos assumam uma posição assertiva e solidária na transformação económica e social do continente. 

A 3ª Edição do Fórum Pan-Africana para a Cultura de Paz, que decorrerá sob o lema: "Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente", vai contar com a participação de mais de 600 pessoas. ANM/ART

   

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

Anúncio do Prémio de Jornalismo destaque social

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 19h46

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+