Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra de Estado reafirma aposta do Executivo na protecção social das populações   

     Sociedade              
  • Luanda • Sexta, 23 Abril de 2021 | 13h49
Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para área Social
Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para área Social
Francisco Miúdo

Luanda – A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, destacou, nesta sexta-feira, a aposta do Executivo na melhoria das condições sociais das populações, com a execução de programas de protecção social dos mais vulneráveis.  

Segundo a ministra, que falava na abertura da reunião de lançamento do  projecto “Melhoria das sinergias entre a Protecção Social e a Gestão das Finanças Públicas”, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), o Executivo traçou objectivos, metas e resultados para os sectores sociais, numa clara demonstração da preocupação em melhorar e aumentar a protecção social de forma equitativa e sustentável.

Conforme a ministra, a prova são os programas não contributivos financiados pelo Governo em colaboração com doadores no âmbito do combate à pobreza e à municipalização da acção social.

Entre os projectos de protecção social executados pelo Executivo angolano destaca-se o Programa de Protecção Social (Kwenda), que está a contribuir na melhoria da qualidade de vida e permitir melhor inclusão social dos cidadãos.

O Kwenda é um projecto desenhado pelo Executivo para a transferência de uma renda mensal fixa, no valor de 8.500 Kwanzas e implementado pelo FAS.

O Kwenda tem a duração de três anos e abrange quatro componentes: Transferências Sociais Monetárias,  até um ano,  Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e, por último, o reforço do Cadastro Social Único.  

O programa, com duração de três anos, prevê beneficiar um milhão 608 famílias nas 18 províncias do país e conta com um financiamento global de 420 milhões de Dólares (320 milhões atribuídos pelo Banco Mundial e 100 pelo Executivo angolano).

Relativamente ao projecto “Melhoria das sinergias entre a Protecção Social e a Gestão das Finanças Públicas”, Carolina Cerqueira espera que os resultados a obter possam corresponder às aspirações das populações e responder aos compromissos do Executivo em melhorar as condições de vida de todos, reforçando o sistema nacional de protecção social.

O projecto, com a duração de três anos e avaliado em 1,8 milhões Euros, define quatro intervenções com impacto positivo no nível de cobertura da Protecção Social em Angola, contribuindo para o alcance do Piso de Protecção Social em Angola e a meta 1.3 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em todas as acções do Governo para se atingir as metas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

Entre as acções definidas constam o apoio ao desenvolvimento de uma Política Nacional de Protecção Social, através de um processo de diálogo nacional baseado na avaliação (DNBA), realizar acções estratégicas para a implementação preliminar de um modelo de orçamentação baseado no desempenho nas instituições de Protecção Social, melhorar a coordenação do sistema de Protecção Social e fortalecer a capacidade das instituições públicas para aumentar o orçamento e melhorar a prestação de serviços de Protecção Social.

A ser executado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projecto prevê ainda introduzir componentes do lado da despesa na Gestão das Finanças Públicas para fortalecer a eficiência e eficácia do sector, melhorar o impacto dos programas, maximizar os benefícios dos recursos disponíveis e reforçar o apoio aos programas de protecção social.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+