Luanda – A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, enalteceu, neste sábado, o espírito de entrega e abnegado dos profissionais de saúde no atendimento dos angolanos.
Conforme a ministra, que falava à imprensa no final de uma visita ao Hospital Pediátrico David Bernardino, é notório, diariamente, o espírito de entrega, patriótico, a responsabilidade e a motivação dos profissionais de saúde no cumprimento das missões de salvamento de vidas humanas.
Carolina Cerqueira afirmou que, apesar das dificuldades impostas pela crise financeira e pela pandemia da Covid-19, o Executivo angolano tudo está a fazer no sentido de dotar as unidades sanitárias de condições para um atendimento humanizado dos cidadãos.
O Executivo, adiantou, está aposta na construção de unidades sanitárias pelo país, formação dos profissionais e o enquadramento de mais quadros para dar resposta a demanda populacional nas unidades sanitárias.
A ministra manifestou-se satisfeita pelas condições de trabalho e de atendimento no Hospital Pediátrico David Bernardino, afirmando ser uma demonstração clara do empenho dos seus profissionais e directores.
Em dia dedicado mundialmente a família, a ministra Carolina Cerqueira destacou à necessidade do combate à violência contra as crianças, com particular realce para os abusos sexuais, exploração da mão-de-obra infantil, violência psicológica, como forma de se garantir um crescimento adequado.
Para a ministra, que considera necessária dureza dos órgãos da administração da justiça contra os prevaricadores, é necessário que os pais e encarregados de educação prestem maior atenção, evitando que as crianças convivam com pessoas mal-intencionadas.
A data, na opinião de Carolina Cerqueira, deve servir para reflexão em torno do bem-estar social das crianças e das famílias, de promoção dos valores morais, cívicos e patrióticos.
Durante a visita, Carolina Cerqueira acompanhada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e pelo secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, passou pelas diversas da unidade, mantendo conversa com os pacientes e seus familiares.
Para o director da unidade sanitária, Francisco Domingos, que não adiantou dados estatísticos, o hospital está em condições de responder a demanda populacional, havendo um plano de atendimento criado em casos de aperto.
Francisco Domingos apontou as doenças respiratórias, diarreicas, malária como as que mais pacientes levam ao Hospital Pediátrico, apelando, por esta razão, ao reforçar da vigilância sanitária nas comunidades.
Durante a visita enquadrada no programa de acompanhamento da actividade da área social, a ministra Carolina Cerqueira procedeu a entrega de máscaras, uma oferta da estilista Nadir Tati, lanches e brinquedos.