Uíge - A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto, mostrou, neste sábado, satisfeita com a implementação dos projectos sociais, executados na província do Uíge, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Ao falar no final da visita de trabalho de dois dias à província do Uíge, a governante disse que foram programados, em 2022, a execução de 777 projectos do PIDLCP nesta região. Destes, 729 foram concluídos, 25 estão em curso e 12 paralisados.
Trata-se das obras de construção e reabilitação de 20 escolas, cinco postos de saúde, 24 sistemas de abastecimento de água, 21 chafarizes, três mercados, quatro pontecos, oito furos de água, 105 quilómetros de estrada, programas de merenda escolar, vacinação, pesca, agricultura, corte e costura, capacitação feminina, desporto e promoção do turismo.
Explicou que essas acções beneficiaram um total de 325 mil 112 cidadãos, representando 17,47 por cento da população da região.
Para a melhoria da implementação do programa na região, Ana Paula Sacramento Neto apelou aos intervenientes do PIDLCP maior engajamento na execução dos 11 projectos de inclusão produtiva, a fim de reduzir o índice de pobreza na região.
Por sua vez, o governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que o governo local vai continuar a envidar esforços para melhoria das vias de acesso, visando a melhoria do escoamento da produção local. QJ/JAR