Saurimo - A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, considerou, quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a formação dos executores do Sistema Informático de Gestão das Acções do Programa de Combate à Pobreza (SIGAPCP) uma via para melhorar a implementação deste plano.
A governante expressou o facto no encontro de monitoria e avaliação da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza na Lunda Sul e na acção formativa sobre o Sistema Informático de Gestão das Acções do Combate à Pobreza ( SIGAPCP), dirigido aos directores municipais e provincial dos gabinetes de Estatística e Planeamento (GEP).
Acrescentou que a formação e monitoria permanente facilitará o alinhamento entre o Sistema Informático e o relatório que a província remete ao Ministério, muitas vezes sem a inserção de alguns dados.
Conforme a ministra, com a formação procura-se melhores resultados para que o combate à pobreza continue a reduzir a vulnerabilidade, à fome e à pobreza no país.
Ana Paula do Sacramento Neto disse que o ministério pretende fazer um ajuste do Sistema de Gestão do Programa do Combate à Pobreza e no Decreto 140, que orienta a implementação do combate à pobreza.
Por sua vez, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que muitas acções de combate à fome e à pobreza na região já foram executadas e outras estão a ser concluídas, com impacto positivo nas comunidades.
Considerou a monitoria e avaliação da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza de grande importância, pois vai permitir que se atinja melhor resultados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Daniel Neto disse que os equipamentos sociais que têm sido construídos no âmbito deste programa, os apoios para a prática da agricultura, fomento ao negócio e merenda escolar, têm contribuído na melhoria da condição social da população.
No final do encontro, a ministra procedeu à entrega de meios informáticos aos directores municipais e provincial do Gabinete de Estatística e Planeamento (GEP) da Lunda Sul. MG/JW/ART