Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra aponta irregularidades na administração pública

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 14 Novembro de 2023 | 10h35
Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias
Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias, recomendou, segunda-feira, em Luanda, a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) a acompanhar os casos de reposição legal de funcionários na respectiva categoria, ascensões e salários impróprios, licença de ausência e mobilidade incorrecta dos funcionários.

Segundo a ministra, estas são, entre outras, irregularidades que devem ser combatidas pela IGAE, por ocasionarem uma série de perdas, do ponto de vista económico e financeiro, e denotarem uma gritante falta de deontologia profissional dos agentes e funcionários públicos.

Ao discursar no I encontro metodológico da IGAE, a governante pediu a inspecção para combater, de forma séria e responsável, estes males, de modo a dignificar a administração pública.

Teresa Dias disse ter consciência que o trabalho dos técnicos da IGAE não é fácil.

Manifestou-se optimista quanto ao caminho para a conquista da excelência, tendo reconhecido, entretanto, a necessidade da IGAE ser dotada de quadros capacitados que acompanhem a dinâmica dos avanços tecnológicos.

Por isso, referiu que se deve olhar, cada vez mais, as condições para formações internas e internacional.

Garantiu que se está a trabalhar para a melhoria das condições de trabalho e de vida dos funcionários, no assunto relativo ao regime remuneratório, a ser aprovado no Decreto Executivo Conjunto Maptss e IGAE, e no regime jurídico da IGAE, para ajustar os quadros oriundos de várias áreas.

Por seu turno, o inspector-geral da Administração do Estado, Ângelo da Veiga Tavares, falou das actividades de inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, segurança e sindicância que visam promover uma boa governação, com o aumento da eficiência e eficácia da actividade administrativa do Estado e da boa gestão dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais.

“O exercício da actividade, a troca de experiência dos distintos órgãos do controlo interno, de outros países, no âmbito da cooperação internacional, bem como a estratégia de melhorar o desempenho no dia-a-dia, desafiam a realizarem o encontro metodológico”, realçou a propósito do encontro.

O fórum está voltado para a discussão da legislação de processos e procedimentos que conduzem a actividade diária da instituição.

O primeiro encontro metodológico visa, entre outros objectivos, contribuir para que no âmbito da capacitação, os quadros da IGAE compreendam os instrumentos que regem as suas respectivas acções e melhorem a actuação técnica profissional.

Sob o lema “IGAE, mais rigor, transparência e controlo”, o encontro agrega funcionários do IGAE de todas as áreas. ML/OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Inundações provocam morte de três soldados na Argélia

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 13h11

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+