Luanda - O Ministério da Juventude e Desportos lançou, esta sexta-feira, em Luanda, um programa de sensibilização da sociedade para desencorajar o uso de anabolizantes e jardas.
O plano, apresentado pela titular da pasta, Ana Paula do Sacramento Neto, será implementado em todo país, através de palestras, campanhas de sensibilização e publicidade.
Numa iniciativa da organização Juventude Organizada Responsável e Organizada (JIRO), pretende-se, entre outras metas, reduzir o índice de uso de anabolizantes, particularmente nos ginásios oficiais e clandestinos do país e despertar a juventude no mal que pode causar.
A propósito, a ministra disse ser preciso despertar as famílias e a sociedade do mal que esses produtos podem causar na vida das pessoas que fazem o uso.
"Precisamos identificar e intervir na cadeia completa destes produtos, desde a importação, entrada em território nacional, comercialização e administração aos usuários finais", disse.
A ministra acrescentou ser necessário responsabilizar civil e criminalmente os mentores e executores.
Nos últimos tempos, tem sido comum, entre os angolanos, o uso desses produtos para efeitos de aumento de ancas e nádegas, vulgarmente chamado de jarda.
A esse respeito, a governante disse ser uma prática pouco saudável e desencorajou homens e mulheres a introduzirem essas substâncias.
Para facilitar o combate desse fenómeno, foi designada, recentemente, uma embaixadora angolana na luta contra a jarda.