Malanje- O director de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior (MININT), Junqueira António, apelou hoje aos cidadãos, no sentido de manterem a serenidade e postura cívica, durante a passagem de ano que se avizinha.
De acordo com o responsável, a semelhança do comportamento exemplar demonstrado na passagem de natal, a população é chamada a continuar a respeitar as regras de convivência e a evitar excessos e consumismo, sob pena de incorrer em crimes.
Reiterou que a população de Malanje teve um comportamento cívico e ordeiro nos últimos dias, sem no entanto cometer anomalias decorrentes da quadra festiva, um período em que é frequente o registo de crimes.
Realçou que a situação delituosa da província, continua controlada pela Polícia Nacional, no âmbito do plano de asseguramento da quadra festiva, que visa prevenir e reprimir os actos de criminalidade e a sinistralidade rodoviária, acidentes domésticos e outras situações de calamidades.
Disse ser intenção das autoridades da província, que as festividades decorram com máxima tranquilidade e segurança públicas, daí que a Polícia vem trabalhando para a concretização desse desejo, pelo que, até ao momento as orientações das Forças da Ordem estão a ser acatadas.
Junqueira António pediu a colaboração dos munícipes na denúncia dos casos de perturbação da ordem no seio das famílias e das comunidades, durante e pós quadra festiva.
A passagem de natal foi calma, apesar do registo de 16 crimes de natureza diversa, incluindo dois homicídios qualificados, menos dois em relação a 2023.
Para o asseguramento da quadra festiva a Delegação Provincial do MININT, mobilizou quatro mil efectivos afectos à Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiros (SME) e de outros órgãos, incluindo das Forças Armadas Angolanas (FAA). NC/PBC