Luena - A conclusão do processo de sincronização do sistema do Parque de Energia solar às centrais hidroeléctrica e térmica vai acabar com o défice no fornecimento à cidade do Luena, prometeu o secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos.
Segundo o secretário de Estado, o sistema eléctrico da província do Moxico, com maior realce para o Luena, está a passar por uma redefinição de procedimentos operacionais, visando acabar com o défice no fornecimento da corrente eléctrica.
Ao falar à imprensa no final de uma visita aos equipamentos de energia da região, o responsável não precisou datas para o fim dos "apagões", contudo, prometeu que a situação será ultrapassada “em breve”.
Disse que nas horas normais a cidade tem tido um consumo médio de 14 megawatts, sendo que no período de pico, das 18 as 22 horas, regista um défice de megawatts.
"O problema existente não é um bicho de sete cabeças, na verdade é um problema técnico que já existe solução para ser ultrapassado", disse o Secretário de Estado para Energia.
Considerou que o Parque de Energia Fotovoltaica, inaugurado em Maio do ano em curso, trouxe outras valências na província e no país, reduzindo os custos operacionais, com poupança de combustível.
O Secretário de Estado para a Energia, que trabalhou na cidade do Luena e no município de Dala, na Lunda-Sul, termina a sua visita de dois dias ao Moxico, no município do Luau, onde visitará a central térmica local e as obras do futuro Parque de Energia solar, que terá a capacidade de 32.2 MW.
A cidade do Luena possui uma potência instalada de 53 MW, provenientes do Parque de Energia Fotovoltaico, com uma potência de 26, 906 MW, barragem hidroeléctrica de Tchihumbwe-Dala (12,4 MW), central térmica Hyundai (4,4 MW) e a WARTSILA com 10 MW disponíveis. LTY/TC/YD