Cuito – Os meios de comunicação social devem contribuir para a elevação do nível de educação dos cidadãos, sobretudo em épocas eleitorais, informando sem manipulações, realçou hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, o procurador da República Sócrates de Jesus.
Segundo o magistrado público, que falava durante uma palestra sobre o Papel dos órgãos de comunicação social no contexto eleitoral, os mídias devem se abster em criar contextos vantajosos a um partido político em detrimento de outro.
Durante o acto, em que participaram na maioria autoridades tradicionais da província do Bié, Sócrates de Jesus falou da importância dos órgãos de comunicação social aplicarem com rigor o contraditório, com vista a não favorecer uma organização partidária, durante o pleito eleitoral.
No certame falou-se igualmente da liberdade de consciência de sufrágio no âmbito eleitoral, em que o procurador Lourenço Custódio referiu que o cidadão deve votar de consciência livre, sem interferência.
O regedor provincial do Bié, Afonso Viti, solicitou a realização de actos de género em língua nacionais, nos locais de aglomeração população e zonas rurais, para elucidar melhor a população.
A palestra, uma iniciativa da Procuradoria-geral da República, enquadra-se na semana da legalidade, que decorreu sob o lema "O respeito à Defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais no Contexto Eleitoral”.