Dundo -A primeira Mesa Redonda dos Curadores (MERC) da Fundação Brilhante, face social do subsector diamantífero, realizada segunda-feira, no Dundo, Lunda-Norte, recomendou a melhoria dos programas sociais das empresas mineiras, para uma melhor resposta aos anseios da população.
De acordo com o comunicado final do encontro que visou redifinir o alinhamento estratégico e contínuo do Sistema Único de Responsabilidade Social (SURS), os participantes recomendaram a regularização das quotas, por parte dos Curadores, para facilitar a execução dos projectos elaborados.
No encontro orientado pelo Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P., os membros defenderam a elaboração conjunta de um documento anual indicando projectos estruturantes, que deverão ser financiados pelas empresas diamantíferas, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
Os membros aprovaram a indicação de pontos focais, com vista o aprimoramento e celeridade na partilha de informação sobre os investimentos sociais, que deverão ser submetidos ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que os validará e posteriormente remeter às instâncias superiores.
O encontro que congregou as lideranças e decisores das empresas mineiras e não só, visalou analisar o cumprimento do compromisso colectivo para o reforço do papel das empresas mineiras no desenvolvimento do país, bem como definir um modelo de interação com stakeholder externos do subsector.
O evento enquadrado nas festividades do 44º aniversário da ENDIAMA E.P., teve também como objectivos, a recolha de subsídios para o lançamento do Workshop sobre a Responsabilidade Social a acontecer na semana Nacional do Trabalhador Mineiro (Abril 2025) e no âmbito dos 50 anos da Independência.
Participaram no encontro mais de 20 empresas do subsector dos diamantes, com realce para Sociedade Mineira de Catoca, Luele, Lulo, Chitotolo, Yetwene e Somiluana.
No quadro das comemorações do 44º aniversário da ENDIAMA, a assinalar-se a 15 deste mês , actividades culturais e uma conferência de imprensa, a acontecer em Luanda, onde o PCA vai apresentar o actual estado do subsector dos diamantes, conquistas e desafios para o futuro.HD