Mbanza Kongo – Uma criança, de um ano de idade, morreu carbonizada terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido na comuna de Mangue Grande, município do Soyo, província do Zaire.
O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), António Wankusa Júnior, disse em declarações hoje à ANGOP, que o incêndio deflagrou na aldeia de Tenha, quando os pais da criança se encontravam ausentes de casa.
De acordo com a fonte, a nuvem de fumaça foi vista por vizinhos que de imediato tentaram intervir para retirar a criança que se encontrava a dormir, mas sem sucesso devido à rápida propagação do fogo que consumiu toda moradia.
António Wankusa Júnior estimou em mais de 200 mil kwanzas os danos materiais provocados por este incêndio que deixou os habitantes da localidade de Tenha em estado de choque.
“Até aqui desconhecemos as causas do incêndio. Os nossos efectivos continuam a trabalhar no local”, referiu.
O porta-voz falou, também, de uma criança de quatro anos de idade que foi resgatada com vida num tanque de água, no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
Informou que o facto aconteceu quando a mesma em companhia de outras crianças brincava próximo de um tanque de água sem cobertura.
“A criança ficou mais de duas horas no interior do tanque cheio de água. Se não aconteceu o pior é porque a menor pendurou-se aos ferros salientes do tanque”, explicou.
Acrescentou que para o seu resgate foram empregues sete efectivos dos bombeiros que chegaram de partir o referido reservatório para salvar a criança. JL