Dondo - Uma menor, de nove anos de idade, morreu, terça-feira, no Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, depois de ter sido arrastada pela força das correntes das águas do rio Mucozo, informou fonte do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).
A informação consta do balanço provisório do comando municipal dos SPCB, relativo às chuvas que caíram com intensidade nas últimas 48 horas na circunscrição.
Segundo o comandante municipal do Serviço de Protecção Civil e Bombeiro, inspector-chefe bombeiro Gilson Gaspar Lopes, que prestou a informação à ANGOP, esta quarta-feira, a vítima foi arrastada quando tentava recuperar os seus pertences que estavam a ser levadas pelas águas do mesmo rio de caudal intermitente.
O cadáver foi já resgatado pelos efectivos da corporação e depositado na morgue do hospital municipal.
De acordo ainda com o responsável, desde Novembro a data presente, as chuvas já provocaram três mortes, tendo as outras duas ocorrido em consequência do desabamento de uma residência de carácter precário (adobe), nos dias 25 e 30 do mês passado.
As chuvas que se abateram nas últimas 48 horas provocaram, igualmente, a destruição de 10 residências e a inundação de uma estação de captação e tratamento de água no rio Lucala III, privando do fornecimento deste líquido a localidade de Cassoalala (comuna de Massangano) e a sede da comuna do Zenza-do-Itombe.
Provocou ainda a inundação de uma escola do ensino primário na localidade do Quilómetro 34, na comuna de Massangano, e a abertura de três ravinas que ameaçam cortar a circulação rodoviária no traço entre a sede daquela comuna e a intersecção da mesma com a Estrada Nacional 230.
A par destas ocorrências, as cheias inundaram, também, vários campos de cultivos e aldeias situadas ao longo das duas margens do rio Lucala, na comuna de Massangano, sem, contudo, avançar o número de pessoas afectadas.
Até ao momento, 320 pessoas foram desalojadas pelas chuvas e acolhidos em casas de parentes, no município de Cambambe. MF/DS/ART