Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Menongue celebra 63 anos de existência

     Sociedade              
  • Cuando Cubango • Segunda, 21 Outubro de 2024 | 12h40
Vista parcial da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango
Vista parcial da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango
Armando Morais -ANGOP

Menongue – A cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, celebra, esta segunda-feira, o 63º aniversário desde a sua elevação a esta categoria.

É a última comemoração com esta abrangência, já que no quadro da Lei da Divisão Político-Administrativa, com entrada em vigor em Janeiro de 2025, a província do Cuando Cubango será dividida em duas, nomeadamente Cubango, com a capital Menongue, e Cuando, Mavinga.

Para a edição 2024, as festividades decorrem sob lema: “Menongue um povo, uma cultura, um progresso”, ilustrando a heterogeneidade cultural e a unidade na diversidade, numa clara alusão à máxima do saudoso presidente António Agostinho Neto: “Um só povo e uma só nação.

Com a primeira criação do distrito de Cubango em 1920, o povoado de Forte Mwene Vunongue foi elevado à vila, com o nome de Serpa Pinto. Em 1961, na data da criação do distrito, a localidade foi elevada a cidade, com o nome Serpa Pinto.

Depois da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, a localidade passou a chamar-se Menongue, tendo como data de aniversário o dia 21 de Outubro.

Hoje, o município que tem como um dos seus principais cartões postais o rio Cuebe, que divide a cidade em duas partes, conta com um nível de desenvolvimento notório e uma perspectiva animadora nos domínios da energia e água, educação, saúde entre outros.

Administração apostada na reorganização da cidade

Em declarações à ANGOP, o administrador de Menongue, Roberto Biwango, reafirmou que a sua equipa tem trabalhado afincadamente no cumprimento do Programa de Organização da Cidade de Menongue (POCME), que visa promover o seu bem-estar e desenvolvimento harmonioso.

Explicou que o programa suporta diferentes eixos, nomeadamente a organização da gestão urbana, a organização da gestão fundiária, a organização e gestão de feiras e cemitérios, mercados, sector do saneamento básico e resíduos sólidos, bem como o embelezamento da cidade.

Fez saber que no quadro desta organização será feito um redireccionamento de alguns estabelecimentos comerciais, cuja localização, segundo explicou, encontra-se descaracterizada, assim como algumas residências construídas em locais inapropriados.

Disse que o trabalho prévio já está em curso, para que todas as condições de segurança e dignidade humana estejam salvaguardadas antes de se promover as referidas mudanças.

Roberto Biwango disse que as festividades representam uma oportunidade ímpar para a administração reafirmar o seu firme compromisso com a justiça, inclusão social e a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

“As festividades são mais do que uma simples comemoração. São uma renovação do compromisso com o progresso da cidade que se propõe como terra de oportunidades que, a cada dia, constrói-se com o trabalho de todos”, sublinhou.

PIIM melhora qualidade de vida aos munícipes de Menongue

O administrador Roberto Biwango afirmou que, dentre os diversos programas estruturantes gizados pelo governo, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tem se destacado na realização dos principais anseios dos munícipes.

O responsável explicou que a carteira do PIIM conta com 12 projectos, dos quais oito já foram inaugurados e entregues ao serviço da população, com destaque para uma escola de sete salas de aula na comuna do Jamba Cueio, outra igual no bairro Forte Menongue, posto médico da aldeia Soma e na aldeia Abel, centro médico na comuna do Caiundo, esquadras policiais do Bairro Tucuve, Kalupassa, Pandeira e a expansão da rede da água potável da cidade de Menongue.

Segundo disse, em quase todos os sectores da esfera social e económica, os munícipes são beneficiados com a implementação de projectos, gerando mais escolas, mais postos de saúde, unidades policiais, terraplenagem de algumas vias de acesso na periferia da cidade, entre outras acções.

No sector das águas, por exemplo,  quarenta e um mil 991 cidadãos residentes em Menongue passaram a beneficiar, desde Abril último, de água potável, fruto da inauguração da rede de abastecimento e distribuição de água.

Orçado em três mil milhões 384 milhões 250 mil 876 kwanzas e quatro cêntimos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a empreitada permitiu a realização de 720 novas ligações domiciliares, com os respectivos contadores.

Foram estendidos 32 mil metros de tubagem, reabilitadas duas torres elevadas, aplicados sete pontos de hidrantes (bocas de incêndio), bem como executada uma Conduta Audutora para a futura expansão da rede.

A empreitada conta igualmente com quatro pontos de consumo público (Chafarizes), equipados com oito torneiras cada, sendo que, para além dos hidrantes, a grande novidade do projecto é a incorporação das Zonas de Medição de Caudal, um mecanismo de controlo automático que informa o nível de caudal.

O fornecimento de energia elétrica também vai conhecendo melhorias significativas com as obras de expansão da rede de distribuição de baixa tensão.

Orçado em mais de 1,6 mil milhões de kwanzas, o projecto está a ser executado no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e contempla seis mil ligações domiciliares, a instalação de contadores pré-pagos, a colocação de Postos de Transformação (PT), a reabilitação e manutenção do sistema de iluminação pública existente.

Trata-se de uma empreitada que vem dar resposta à central térmica do Kwebe que o município ganhou há quatro anos, com uma capacidade de 50 megawatts, mas por causa do número reduzido de consumidores não funciona nem sequer a 50 por cento da sua potência e que os equipamentos podem estragar muito cedo.

 É olhando nesta vertente que o governo da província em parceria com a Administração Municipal de Menongue está a levar a cabo o projecto de expansão da rede da baixa tensão em mais de 50 bairros que nunca beneficiaram deste serviço e neste momento muitos moradores onde a energia eléctrica já chegou esfregam a mãos de contentes.

Neste ano, quinhentas e 70 residências do bairro Boa Esperança, arredores da cidade de Menongue, passaram a beneficiar de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento do primeiro posto de transformação naquele bairro, para além dos sistemas de iluminação pública na zona do Bairro 23 de Março e condomínio dos caminhos-de-ferro, com mais de 65 postos.

Os bairros Tchindande, Agostinho Neto, Azul e 45 casas são igualmente exemplos da extensão efectiva da rede de iluminação pública e domiciliar do município de Menongue. MSM/FF/PLB





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+