Malanje - As obras de construção do Memorial dos Soberanos do Ndongo e da Matamba, em Mukulo, e do Palácio Real Mbanza kia Ngola, em Cabombo, município de Marimba, iniciam no primeiro trimestre deste ano.
O projecto, encabeçado pelo Ministério da Cultura, contempla a construção dos túmulos onde jazem os restos mortais da Rainha Njinga Mbande, do Rei Ngola Kiluanje, entre outros, e da Ombala com 60 residências de várias tipologias para os membros da corte, palácio do Rei, centro de saúde e escolas.
A informação foi dada hoje, quarta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Veloso Dala, tendo assegurado que a empresa encarregue das obras, que terão a duração de 12 meses, já começou a montar o estaleiro, com vista a dignificar os reinos e garantir melhores condições de vida à população.
“Já se encontra na região a empreiteira e tão longo a entidade contratante se pronuncie financeiramente as obras de acordo com as cláusulas contratuais terão início”, disse.
Afirmou que a construção do monumento dos Ngola terá um significado histórico-cultural muito forte para as futuras gerações e não só, e vai atrair estudiosos e turistas nacionais e estrangeiros.
De acordo com a fonte, a construção do memorial trará grande valia para a província, tendo em conta que Njinga Mbande em África é conhecida como a segunda maior rainha depois de Cleópatra.
Assinalou que a figura da rainha Njinga Mbande atrai pesquisadores, investigadores, estudiosos de várias ciências e turistas, e o monumento vai trazer um grande sinal de desenvolvimento para a província.
O memorial visa sobretudo preservar a história e a ancestralidade dos antigos reinos do Ndongo e da Matamba.PBC