MED expande “Escolas Amigas da Criança”

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  • Luanda • Terça, 27 Agosto de 2024 | 20h27
Soraya Kalongela, Directora Nacional para Ensino Pré-Escolar e Primário
Soraya Kalongela, Directora Nacional para Ensino Pré-Escolar e Primário
Francisco Miúdo

Luanda – O Ministério da Educação vai expandir o projecto “Escolas Amigas da Criança” em todo o país, no quadro da materialização dos 11 compromissos da criança, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, a directora Soraya Kalongela.

Numa primeira fase, o referido projecto está a ser implementado em 17 escolas da província da Huíla.

A directora nacional para Educação Pré-Escolar e Ensino Primário falava no workshop de avaliação e apresentação dos manuais de apoio, promovido pelo Ministério da Educação.

Segundo Soraya Kalongela, o projecto “Escolas Amigas da Criança” tem como objectivo promover actividades relacionadas ao saneamento básico e palestras nas comunidades.

No quadro da sua expansão, a responsável apontou como fundamental a produção de material de apoio complementar ao ensino primário relacionado à água e saneamento, higiene nas escolas, pedagogia inclusiva, gestão escolar e alfabetização.

Conforme a directora, o projecto promove a participação dos pais e encarregados de educação, numa altura em que se constata um fraco envolvimento destes no acompanhamento das crianças.

A responsável recomendou, por outro lado, a criação de hortas pedagógicas nas escolas, para ensinar e incentivar as crianças na produção agrícola.

Escolas Amigas da Criança é um projecto do Ministério da Educação, em parceria com o UNICEF, que decorre desde 2019.

A directora informou que, neste âmbito, mais de 200 professores já foram capacitados.

Os 11 Compromissos com a Criança foram adoptados pelo Governo de Angola em 2007 e revistos em 2011. Dizem respeito à sobrevivência da criança, segurança alimentar e nutrição, registo de nascimento, educação da primeira infância, ensino primário e formação profissional, bem como à Justiça Juvenil, o VIH/SIDA, violência contra as crianças, protecção social e competências familiares.

Os compromissos abordam os meios de comunicação, cultura e desporto e o sistema de planeamento e orçamento. Eles facultam um quadro geral para promover os direitos da criança em cada um destes domínios. AB/OHA





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