Matala - O Centro de Criação do município da Matala, província da Huíla, iniciou esta semana a produção de sabão para a escolas.
O centro tem capacidade de fabricar 300 barras por semana, numa iniciativa do governo central, através do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT).
O objectivo é ajudar na prevenção da Covid-19 nas escolas, numa altura em que retomaram as aulas no nsino primário.
Centros do género estão a ser criados nos 14 municípios da província, através das direcções municipais e provincial da Educação desde Janeiro último. Em breve começa o mesmo processo nos municípios do Chipindo, Gambos, Chicomba, Cuvango, Jamba e Cacula.
Em declarações à ANGOP, o director municipal da Educação, Isaías Kambinda, afirmou que iniciaram a produção nesta terça-feira (09), tendo já produzido 150 barras.
Realçou estarem quatro funcionários a trabalhar no centro, todos capacitados sobre o processo de produção usando óleo, soda cáustica e amaciador.
“Ainda não estamos a distribuir nas escolas, pois o sabão depois de produzido tem um tempo de maturação, que vai até oito dias, no entanto, a administração local financiou os materiais de biossegurança em todas as escolas do município, incluindo o sabão, suficientes para este trimestre”, continuou.
O município da Matala tem uma rede escolar de 105 escolas públicas e quatro privadas, onde estão matriculados 74 mil e 346 alunos matriculados no presente ano lectivo, destes 56 mil e 400 são do ensino primário. Conta com um universo de 1341 professores.